468x60px

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Memória RAM: Entenda sua importância.

A memória RAM é fundamental para o bom funcionamento do computador, uma vez que ela é responsável pelo gerenciamento e armazenamento dos dados e das instruções que o processador precisa para executar suas tarefas.

É para ela que são enviados parte dos programas e dos dados que estão sendo executados no momento, fazendo um processamento dessas informações enquanto o micro estiver ligado.

Após o desligamento da máquina as informações ali contidas são perdidas, por isso é chamada também de memoria temporária ou volátil.

Já os módulos de memoria RAM, conhecimentos mais popularmente como "pentes" de memória ficam na placa mãe encaixados nos espaços chamados "slots".

Sabemos que quanto mais memória RAM o computador possuir, mais rápido será seu funcionamento, e suportará a execução de tarefas simultâneas mais facilmente. Atualmente existem variedades de "pentes" de memória, desde 512 MB, até os mais modernos que podem chegar a 6 GB ou mais.

A importância da Memoria RAM

É importante ressaltar que mais memória RAM, não aumenta a capacidade do processador, ou seja dois micros com a mesma quantidade de memória e com processadores diferentes terão performance diferente.

Ao acrescentarmos mais memória notamos sim um aumento significativo no desempenho do micro, isso ocorre porque ele perderá menos tempo para recuperar os dados armazenados na memória virtual.

Essa memória é um recurso onde o sistema operacional utiliza o disco rígido (HD) como uma extensão da memória RAM quando esta estiver totalmente ocupada. Como a memoria física é mais veloz que o disco rígido o desempenho do micro melhora.

                    Se você gostou deixe um comentário!

Leia também:
  1. Como ressuscitar o seu disco rígido
  2. Crie você mesmo o seu próprio aplicativo
  3. Saiba a hora certa de formatar o seu comutador