468x60px

sexta-feira, 2 de março de 2012

Conheça os Países Inimigos da Internet.

A internet tem se mostrado uma importante arma para manifestações populares, de forma ampla e democrática.

Em diversos países por exemplo as redes sociais serviram como plataforma de divulgações e revolta contra vários autoridades de governo.

Os governos autoritários já descobriram isso e tentam pela força calar a rede em diversos países com regime de ditadura.

Preocupada com esse comportamento a organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras criou uma lista dos países que mais desrespeitam a liberdade de expressão na rede mundial de computadores, batizado de "Inimigos da Internet".

Na lista aparecem países como Arábia Saudita, Burma, China, Correia do Norte, Cuba, Egito, Uzbequistão, Síria, Tunísia, Turkmenistão, e Vietnã. Segundo a Repórteres Sem Fronteiras alguns desses países são capazes   de qualquer coisa enclusive violência para impedir o acesso a internet.

Países inimigos da internet

Na China e na Tunísia a censura esta cada vez mais sofisticada com nível de tolerância zero para os opositores do regime.

O curioso neste estudo é notar que várias democracias aparecem na lista como "em observação". É o caso da Austrália, por conta do crescimento da adoção de sistemas de filtros do conteúdo de internet e da Coreia do Sul, que tem adotado uma linha dura com relação aos internautas, com casos de prisão de blogueiros e censura. Na lista de países em observação também aparecem Turquia, Russia, Emirados Árabes, Belarus, e Tailândia.

Fonte: Repórteres Sem Fronteiras

                Se você gostou deixe um comentário!

Leia também:
  1. Meu primeiro contato com o Windows 8
  2. Por dentro da Campus Party 2013
  3. Google pretende abolir o uso de senhas na internet