468x60px

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Windows 8 não terá suporte para reprodução de DVDs.


Se você tem uma coleção de DVDs ou Blu-ray, que costuma assitir em seu PC ou notebook. Então é mais um a ficar triste com o anúncio da Microsoft de que a próxima versão do Windows não terá suporte nativo para a execução de midias de DVDs.

Para poder continuar assitindo seus filmes nessas midias você terá que fazer uma atualização ou usar um programa de outro fabricante para realizar essa tarefa.

Segundo o blog oficial do Windows 8, a maioria dos usuarios assite midias através de fontes online, seja pelo Youtube, Netflix, ou outros serviços de videos. Analises apontam que o uso do DVD e transmissões de TV estão em declínio. Essas tendências somadas aos custos de licenciamento dos codecs necessários fizeram com que a Microsoft decidisse tornar a midia center uma funcionalidade opcional.

Ainda que o Windows 8 venha com o Média Player para a reprodução de DVD e outras funcionalidades de midia avançadas, o usuário precisará adquirir o Média Center Pack. O problema é que esse pacote de atualizações só estará disponivel para usuários que adquirirem a versão Pró do Sistema e o preço do pacote adicioal ainda não foi anunciado.

Uma saida para esse problema, seria instalar na máquina um programa de outro fabricante, que ofereça suporte a execução de DVDs como os programas gratuito Media Player Classic ou VCL por exemplo.