468x60px

terça-feira, 17 de julho de 2012

Use o Smartphone para organizar sua vida financeira.

Registrar cada gasto numa planilha - do cafezinho ao cartão de crédito, é o que os planejadores financeiros recomendam como primeiro passo para organizar o orçamento.

Mas do momento do gasto à de registra-lo, alguns gastos escapam e é neles que a sua vida financeira pode se complicar.

Para evitar esse problema, existem alguns aliados tecnológicos que podem ajudar: os aplicativos de finanças pessoais - modalidade que muitos estão adotando para colocar o orçamento em ordem.

Há vários tipos de aplicativos - gratuitos e pagos - e com diversas funcionalidades. Muitos substituem com facilidade o caderninho de planejamento, e ainda ajudam na disciplina se usados corretamente.

Na hora de escolher o aplicativo, a dica é optar pelo mais simples e agradável de mexer, pois em geral o que o usuário precisa é controlar os gastos e despesas. Também é importante verificar se o idioma está em português ou outro que você tenha familiaridade.

Existem também aplicativos de bancos, que permitem serviços com transações bancarias e localização de agências e aqueles que mostram cotações de ações e que permitem operar no mercado financeiro.

Smartphone ajuda colocar contas em dia


Dicas para escolher seu aplicativo

1 - Comece pelo aplicativo gratuito.

2 - Certifique de que poderá fazer backup em seu computador.

3 - O mais complexo nem sempre é o melhor e o mais simples nem sempre é o pior.

4 - Verifique se os relatórios ajudam a mudar seus hábitos ou se são apenas um amontoado
de números transformados em gráficos.           


Para evitar problemas

1 - Se for fazer transações financeiras não use redes Wi-fi.

2 - Não deixe suas senhas guardadas automaticamente, pois você pode ter o seu celular roubado.

3 - Faça sempre o backup dos seus dados para não perde-los em caso de roubo do aparelho.

4 - Não pense que só o aplicativo vai resolver o problema, é apenas uma ferramenta que ajuda, mais não vai fazer o trabalho pelo usuário. 


Aplicativos em português que ajudam a organizar o orçamento financeiro

 Legenda:  As cores verdes são apps disponíveis para Android e a azul apenas para iOS

ORGANIZE - Permite cadastrar receitas e despesa por categoria, contas a pagar e a receber, transferências entre contas e tem agenda de lembretes. Sincroniza com o computador.

MEU DINHEIRO - O usuário pode registrar gastos por categoria, como academia, supermercado etc. Permite o uso de reconhecimento de voz para acrescentar despesas: importa e exporta dados.

FINANCE -  Permite ao usuário cadastrar o plano de contas (despesa e receitas) por categorias representadas por ícones. Faz gráficos e sincroniza com o computador.

CELULAR ECONOMIST -  Permite contabilização de despesas e receitas, históricos de operação, personalização de categoria e relatório comprativo de fluxo de caixa.

MONEY CARE - Agrupa movimentações por categorias, conta mês ou tipo e mostra o total de despesas para cada uma. Faz comparação do quando e gasta e quando sobra. Faz backup.

FINANÇAS PESSOAIS - Oferece categorias em ícones, para inserir gastos e receitas, além de um calendário mensal com valores e porcentagem do que ja foi gasto. Exporta dados para o Excel.

FINANCE MOBILE - Gerencia receitas e despesa por categorias, mostrando a diferença entre o total previsto e o que foi gasto em números ou barras. Faz backup.

EASY MONEY - O usuário insere seus gastos descrevendo cada categoria e o valor que foi destinados a elas.

YPEE MOBILE - Além das categorias e subcategorias tradicionais, há o centro de custos e recursos como sonhos, agendas, extratos e relatórios. É possível registrar e alterar pagamentos.

Importante: Existem aplicativos que podem pedir pagamentos para versão completa.


        Se  você gostou deixe um comentário! 


Leia também: