468x60px

domingo, 14 de outubro de 2012

Os Segredos do sucesso dos empresários sem diplomas

Vamos imaginar um jovem de 21 anos que abandona a faculdade para abrir o seu próprio negócio, as chances dessa nova empreitada da certo são poucas, já que ele não tem um diploma universitário e os conhecimentos que a  faculdade proporciona.

Mas saiba que é essa a historia  de muitos empresários, entre eles o brasileiro Eike Batista que hoje conta com um aglomerado de empresas da qual é o presidente.

Eike Batista chegou a cursar dois anos e meio da faculdade de Engenharia, e parou para negociar ouro, nesse período movimentou R$ 60 milhões e lucrou R$ 6 milhões, segundo ele mesmo contou em um evento publico onde falou do seu inicio de carreira.

Além do exemplo de Eike Batista, temos um seleto grupo de empresários bem sucedidos que se deram ao luxo de abandonar a faculdade para de dedicar a uma ideia, um negocio, um talento ou "simplesmente" fazer historia e com as suas forças e persistência hoje são reconhecidos mundialmente.

Nessa lista ainda entra nomes como os americanos Steven Jobs, Bill Gates e mais atualmente Mark Zuckerberg, gênios da tecnologia que revolucionaram o mundo com suas ideias, além dos brasileiros Silvio Santos e Raul Randon.


Silvio Santos - Com muito espirito empreendedor e tino comercial o senhor Abravanel fundou 37 negócios diferentes no Brasil, mas se destacou como apresentador de programas na sua emissora de televisão SBT.
Nas sua trajetória profissional estão funções como camelô, paraquedista do exercito, radialista e apresentador de programas de televisão.
Tem ainda no seu currículo um curso técnico de contabilidade.



Bill Gates  - Com seu talento acima da média, ingressou na Universidade Harvard em 1973 e largou dois anos depois, quando deu inicio a um desenvolvimento de sistemas de interpretação de linguagens de computador, dando inicio à hoje conhecida e respeita empresa de tecnologia Microsoft.
No entanto o período na faculdade foi suficiente para conhecer Steven Ballmer, que se tornou Presidente da Microsoft depois da sua saída do cargo no ano 2000.


Mark Zuckerberg - Entrou na Universidade Harvard em 2002 para cursar Ciências da Computação e Psicologia. Mas apostando numa ideia inovadora criou uma rede social que deu origem ao Facebook, ele acabou por se afastar de vez da faculdade.
No entanto o talento do rapaz hoje com 28 anos para a área de programação já era notável desde os tempos de colégio.




Raul Randon - Junto com seu irmão Hercílio, Raul começou seu império fabricando ferramentas agrícolas  O grande salto se deu nos anos 70 apos viagem para a Europa, onde os irmãos conheceram mais o sistema de transporte mundial e enxergaram o potencial do setor.
Hoje Raul preside um grupo de empresas de veículos e implementos de autopeças.


Especialistas recomendam que os exemplos desses executivos não deve servir para quem está começando no mercado de trabalho, que hoje exige um diploma universitário como item básico de um currículo  O importante é investir em formação ainda mais se sua carreira está mais voltado para a lógica do que para a criatividade.              
                                                                                 
                         Se você gostou deixe um comentário!

Leia também