468x60px

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Gradiente lança Smartfone e vai brigar com a Apple.

A empresa brasileira Gradiente lançou essa semana sua linha de Smartphone  que também passa a se chamar "iphone", nome mundialmente conhecido como sendo dos aparelhos da Apple.

Segundo o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, a Gradiente foi a primeira empresa a fazer o pedido de registro do nome iphone.

O nome iphone foi registrado, mais estava sem uso, como o prazo de validade de cinco anos para usar a marca já estava se esgotando e a empresa poderia perder o direito de usa-la, motivou o lançamento do celular. Segundo o presidente do conselho, a empresa irá lutar para fazer valer o uso da marca no Brasil.

Apple vai brigar por patente do nome iPhone

A Apple não tem direito sobre a marca iPhone para celulares no pais, a empresa americana fez um pedido de registro ao INPI, o que deve ser negado ano que vem, a Apple detêm o direito desse nome no Brasil somente para comercialização de roupas, brinquedos e publicações.

Disputas como essa já aconteceram, inclusive envolvendo a própria Apple, que em julho deste ano pagou  R$ 60 milhões a empresa chinesa Proview que detinha o nome "ipad" na China.

Para especialistas experientes no assunto a disputa deve parar na justiça, entretanto as empresas podem entrá em acordo, ou recorrer. A venda do nome também pode ser uma solução.