468x60px

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Google pretende abolir o uso de senhas na internet

O Google, através dos seus especialistas em segurança da Informação, esta desenvolvendo um dispositivo que quando concluindo pretende substituir o uso das incomodas e incontáveis senhas de acesso, que os internautas utilizam para se cadastrar em sites pela internet.

Uma das opções que está sendo testada é um equipamento criptografado parecido com um Pen drive que serve para bloquear e desbloquear seus acessos online.

O dispositivo de nome YubiKey poderá ser conectado numa entrada USB para dá legitimidade e liberar seus acessos as suas contas online.

Todos sabemos que é muito difícil decorar tantas senhas que são exigidos em qualquer serviço online, devido isso muitos usuários optam por cadastrar apenas uma senha para todos os serviços que utiliza, o que pode ser perigoso, se sua senha for descoberta por criminosos virtuais os prejuízos serão maior, pois em poder de uma unica senha eles terão acesso a todas as suas contas online.

Justamente para dificultar a vida desses criminosos, que são exigidas tantas senhas de acesso, e elas estão cada vez mais longas, complexas e difícil de decorar.

Bloqueio de senhas google

Pensando em oferecer mais comodidade aos internautas sem abrir mão da segurança, o Google pretende daqui a alguns anos abolir de vez o uso dessas credencias que são importantes para a nossa segurança online, mas que causa o descontentamento de muitos que a utilizam.

Pessoalmente, acredito que a nova forma de logar pensada pelo Google é mais eficiente e segura, evita que você esqueça da senha, tendo que redefina-la, gastando ainda mais tempo com coisas "desnecessárias".

Por outo lado, devemos ressaltar a importância desses mecanismos como forma de acesso seguro aos serviços online.

            Se você gostou deixe um comentário!


Leia também: