Ads 468x60px


sábado, 12 de janeiro de 2013

Qual o melhor provedor de E-mail do mercado?

Nos últimos dias tenho recebido um número grande de dúvidas referente aos provedores
de e-mail disponíveis no mercado. As dúvidas vão desde qual o provedor que oferece maior capacidade de armazenamento até questionamentos sobre politicas de privacidade.

Com base nessas informações resolvi escrever esta postagem para tentar explicar melhor como funcionam esses portais que usamos, muitas vezes de graça, mas que ganham milhões de dólares nos prestando essa "gentileza".

Existem atualmente inúmeros provedores, que oferecem os mais variados serviços, por isso é que surge as dúvidas, sobre qual opção escolher. Eu pessoalmente já usei quase todos provedores de e-mail mais populares que existe. Já abrir uma conta no Gmail, outra no Hotmail, mais uma no Yahoo, além de outras, mas hoje eu uso mesmo apenas a minha conta do Gmail - que na minha opinião é um dos melhores.


  #  Abaixo confira as características dos provedores mais usados.     


  1- Hotmail  

Hotmail - melhor provedor de emailServiço que pertence a empresa Microsoft, e segundo algumas pesquisas é o campeão de audiência. Criado em 1996, em pouco tempo ganhou popularidade e se destaca pela simplicidade de uso e grande espaço para armazenamento. Foi integrado ao SkyDrive, também da Microsoft, e de 7 GB, passou a oferecer 25 GB gratuitos para guardar seus arquivos.

Ponto Fraco: A exclusão da conta do Hotmail não é tarefa fácil, se você não quer mais usar esse provedor e pretende cancelar o seu e-mail, adianto que você vai ter trabalho. Quando tentei excluir uma das minhas contas, tive que apelar para tutoriais na internet e nem assim foi fácil, e depois de tudo concluído você não pode logar com seu e-mail no período de 72 horas, caso contrario a sua conta é reativada novamente.

   2- Gmail    

Gmail - Melhor provedor de email
Um dos serviços de correios eletrônicos mais conhecidos no mundo, foi lançado em 2004 pelo gigante das buscas (Google).
Tem várias ferramentas que facilitam a vida dos usuários, como o Google Talk, que é integrado ao Gmail e funciona como um chat online. Possui 10 GB de armazenamento para e-mails e outros tipos de anexos, como fotos e documentos, graças a integração com Google Drive.


Ponto Fraco: No decorrer do ano houve alguns relatos de usuários, alegando que o serviços ficou por algumas horas inoperante ou apresentando instabilidades, o que gerou um grande número de criticas nas redes sociais.


  3- Yahoo!  

Yahoo! - melhor provedor de emailOferece armazenamento ilimitado para e-mails, tem uma interface agradável. É considerado por muito o mais rápido. Permite organizar automaticamente os e-mails, dando prioridade as mensagens de pessoas mais "próximas", como parentes e amigos.
É integrado com o Yahoo Messenger.

Ponto Fraco: Tem baixa capacidade para transmissão de arquivos e não possui um filtro anti-spam muito eficiente.


  # Tire suas duvidas   

1- Posso criar um E-mail em cada um dos serviços?
Sim. Pode ser criados quantos e-mails quiser em cada um dos serviços, mas acho desnecessário e trabalhoso. O ideal é criar em média, dois e-mails, um para fins profissional que por questões obvias recomendo colocar seu nome ou sobrenome para passar uma boa imagem e outro para uso pessoal, que pode ser usado para criar contas em redes sociais por exemplo, este ultimo, nada lhe impedi de ousar um pouco mais na escolha do e-mail.


2- Porque a maioria dos provedores é gratuito? E o que eles ganham com isso?
Geralmente os provedores de e-mails são de empresas que já oferecem outros serviços, como o Google, Microsoft, Yahoo.......Sendo assim nós somos "atraídos" para serviços gratuitos dessas empresas a fim de adquirir um serviço pago. Além disso a maioria ganha muito dinheiro com as publicidades que são exibidas nas páginas dos serviços de e-mails. O Google por exemplo, analisa o conteúdo das mensagens e gera anúncios relevantes de acordo com as palavras-chaves contidas na mensagem.
Exemplo: Se você recebeu um e-mail da sua operadora de TV por assinatura, o Google rastreia o conteúdo  e exibi anúncios referentes a planos e pacotes de TV.

3- As empresas que oferecem esses serviços ficam sabendo do conteúdo das mensagens?
Geralmente não. Todas as mensagens enviadas pelo correio eletrônico ou mesmo por SMS, são mantidas em sigilo, como determina a lei. Exceto se por algum motivo e mediante uma autorização judicial, a empresa é obrigada a fornecer o conteúdo das mensagens.

4- Existem outros provedores que devo considerar?
Absolutamente Sim. Citei apenas esses, porque a maior parte das dúvidas que recebi, era referente à esse três serviços de e-mail.
Só para lembar alguns, temos ainda, provedores do Uol, Terra, IG, R7, Globo.com, Bol....... que fica para uma nova postagem para detalhar melhor as suas utilidades.


                   Se você gostou das dicas, deixe um comentário!

Leia também:
  1. Aplicativos de mensagens prometem acabar com o SMS
  2. Como o brasileiro usa a internet
  3. Crie você mesmo o seu próprio aplicativo