468x60px

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Meu primeiro contato com o Windows 8.

Bom galera, é isso ai, adquirir, instalei e já estou usando a mais nova versão do sistema operacional da Microsoft o "queridíssimo" Windows 8.

Nesta postagem vou tentar relatar a vocês meus caros leitores, sobre como foi a minha primeira impressão do sistema, mas sem utilizar termos técnicos de informatica, pós muitos podem ficar sem entender nada.

Primeiro vamos começar pelo preço. A Microsoft estava liberando a versão Pro do sistema por R$ 69,00, até o último dia 31 de janeiro, então resolvi comprar a licença para poder testar o produto.
Tudo ocorreu bem, desde a compra até a instalação do software.

Não sei para quem utiliza outras versões, mas no Windows 7 é quase tudo automático, você só precisa ir confirmando as opções para realizar as atualizações, no meu caso todo processo demorou em média 45 minutos, já estava ficando apreensivo, quando surge a mensagem na tela informando que tudo havia sido concluído com êxito.

Logo de cara o sistema "exige" que você se conecte usando uma conta da Microsoft, isso á principio pode até ser ignorado, mas em seguida irá perceber que só é possível realizar algumas configurações se fizer o que o sistema tinha solicitado.

Após criar um Usuário, e escolher as minhas preferências de cores, fontes e aplicativos, comecei a desvendar o sistema, ainda meio perdido, ia clicando em qualquer coisa e esperava pra ver o que acontecia, as coisas foram fluindo e quando percebi meu sistema já estava todo personalizado e num primeiro momento bem diferente, do seu antecessor Windows 7.

Windows 8, sistema operacional, dispositivos moveis

Mas depois observei que não é tão diferente assim, princialmente quando acessei o navegador Crhome, toda aquela já conhecida área de trabalho com meus programas instalado estava de volta. Nesta nova versão isso é chamado de Modo Desktop.

 O que me deixou triste foi a "extinção" do botão INICIAR. Mas para resolver esse problema, a tecla do Windows, que agora sim se tornou útil, nos trás de volta toda a interface inicial do Windows 8 de onde podemos acessar todos os aplicativos que são atualizados em tempo real na própria "área de trabalho".

Agora vamos para o Internet Explorer 10, esse sim mudou e pra melhor, dependendo da conexão com a internet as páginas são abertas quase que instantaneamente  o visual também ficou bem diferente, a barra do navegador ficou na parte de baixo da tela e desaparece automaticamente quando navegamos na web.

O buscador Bing se mostrou muito eficiente. Noticias, indicadores, mapas e outras informações são atualizadas em tempo real, permitindo mais interação com o usuário. E promete incomodar o Google.

Os Aplicativos são os grandes "astros" do Windows 8, com a nova versão do sistema é possível encontrar  facilmente os seus Apps favoritos. Navegando pelo Iniciar do sistema, encontrei o ícone A loja, onde deparei com muitos aplicativos gratuitos, e não perdir tempo, já instalei alguns que julguei ser útil.

Depois de tudo isso, confesso que ainda estou meio "desnorteado" mas o meu primeiro contato com o Windows 8 foi positivo. Recomendo para quem está em dúvida instalar o sistema e ir descobrindo os seus atributos pouco-a-pouco. Nesse caso o problema passa a ser o preço do Software, que após a promoção promovida pela Microsoft subiu para absurdos R$ 610,00 a versão Pro.

Conclusão
Para quem conseguiu adquirir o produto pelo preço promocional, acredito que fez um ótimo negócio, agora para quem pretende compra-lo com o valor atual é um caso a pensar, a não ser se você dispor desse recurso.

Após quinze dias de uso, nada de anormal, o sistema funciona perfeitamente mais requer algumas mudanças nas configurações, por exemplo, quando eu fechava a tampa do meu notebook com ele ligado e depois abria a tampa e tentava usa-lo novamente o sistema não voltava, esse problema foi resolvido mudando as configurações de energia da minha máquina, que foram alteradas no momento da instalação da nova versão.

Todas as ferramentas estão sendo executadas sem problemas, aplicativos aparentemente sem vírus, a interface realmente é muito bonita, mas a impressão que tenho é que estou utilizando dois sistemas operacionais, devido a mudança repentina que ocorre quando entramos no Modo Desktop, que trás de volta a "velha" área de trabalho.
Com o tempo me acostumarei com o novo sistema e espero que vocês também.

            Boa Sorte a todos!!

                Se gostou deixe um comentário!

Leia também: