468x60px

sábado, 9 de março de 2013

Saiba a hora certa de formatar o seu computador.

Devido ao uso, com o passar do tempo os computadores começam a apresentar alguns problemas, como travamentos, lentidões para abrir os programas, demora pra reiniciar o sistema operacional ou o aparecimento daquela tão incomoda tela azul.

Na maioria das vezes esses problemas podem ser evitados, seguindo alguns procedimentos
simples de prevenção, como a desfragmentação dos discos rígidos (HD), atualizações do antivírus
e a verificação constante do sistema.

As vezes o que leva o sistema ficar inconsistente é a maneira como o usuário lida com ele, instalar e desinstalar programas com frequência, mudando as configurações padrões do sistema é prejudicial, além de visitar sites suspeitos e não atualizar o antivírus podem trazer sérios riscos para seu PC.

Muitos usuários não levam isso a sério e depois sentem na pele as consequências desse desleixo. O ideal é manter todas as atualizações do sistema de forma automática, assim você não precisa se preocupar em atualizar manualmente todos os seus software.

Existem as ferramentas do Windows que realizam essa tarefa, mas existem também alguns programas específicos que executam esses serviços com eficiência, como é o caso do Ccleaner, um software bem "leve" que quando executado no seu computador faz uma varredura completa no PC e elimina os arquivos desnecessários e corrigir a maioria dos erros de sistema, e ainda tem outras funcionalidade bem interessantes.

Esses procedimentos "evita" que o sistema acumule restos de arquivos e garante um melhor funcionamento da máquina por mais tempo, sem precisar de imediato "apelar" para a formatação total do sistema.

Quando a formatação é inevitável?
Por mais que você tenha seguido à "risca" todos os procedimentos  listados acima, ainda assim o seu sistema pode de uma hora pra outra apresentar um erro " fatal" sendo preciso partir para a formatação.

Declaradamente a formatação é o ultimo recurso a que se deve utilizar, quando realmente não tiver mais soluções para os problemas apresentados. Lembrando que você deverá partir do zero, e terá um outro sistema operando em sua máquina, a partir de então, o que trás uma certa aflição para alguns.

Os motivos que mais levam a formatação do sistema.
  1. Vírus
  2. Erros de Inicialização
  3. Travamentos constantes
  4. Lentidão para executar as tarefas
  5. Aparecimento com frequência da tela azul
  6. Quando o PC reinicia sozinho e sem motivo aparente
  7. Quando algum componente do sistema foi corrompido
  8. Quando o computador é ligado e não consegue carregar mais o sistema.

Importante:
Se quiser ter todos os seus arquivos de volta, antes de iniciar a formatação terá que fazer um backup completo dos seus dados, caso contrario perderá todos os seus arquivos.

                 Se gostou das dicas deixe um comentário!

Leia também: