468x60px

domingo, 26 de maio de 2013

Os consumidores não serão mais obrigados a contratar provedor de internet.

A partir de agora o consumidor não será mais obrigado a contratar um provedor para acesso a internet, isso porque no último dia 23 de maio a Agencia Nacional de Telecomunicações (ANATEL) aprovou um regulamento que obriga as empresas fornecedoras de banga larga fixa a oferecer acesso direto a internet sem a necessidade de provedor.

Atualmente é exigida a contração de um provedor para conectar-se à internet, de usuários de banda larga fixa que utilizam a tecnologia ADSL.

Lembramos que essa regra só é válida para empresas com mais de 50 mil clientes e para quem utiliza conexões banda larga fixa, uma vez que no Brasil, 10% dos acessos ainda são feitos por internet discada e para esse tipo de conexão um provedor é indispensável devido a tecnologia de acesso.

A maioria das empresas que oferecem internet banda larga dispõe de provedores de acesso, e muitas exigem que fosse contratado um provedor separadamente, ou cobravam uma taxa extra para esse serviço.

Consumidores não serão obrigados a contratar provedor

 Mas a partir de então a Anatel determina que a empresa pode oferecer o seu próprio provedor desde que seja gratuitamente, mas não impedi as operadoras de comercializarem outros serviços como, e-mail e hospedagem por exemplo.

A Anatel também determinou que todos os provedores deverão armazenar pelo prazo minimo de um ano todos os dados de acesso dos usuários, para ajudar no rastreamento de possíveis crimes virtuais que podem vir a acontecer.

Mas, o que é um provedor de acesso? 
Os provedores de acesso à internet são serviços que tem como finalidade, realizar a conexão de um computador com à internet. Em outras palavras ele cria uma autentificação entre a máquina e o mundo digital, permitindo que o usuário receba em seu computador as requisições solicitadas.

         Se você gostou das dicas deixe um comentário!

Leia também: