468x60px

domingo, 9 de junho de 2013

Google Glass: Será a maior invenção tecnológica depois do iPad?

A nova invenção do Google tem tudo para entrar para historia como uma das maiores invenções tecnológicas dos últimos tempos, que como o iPhone e iPad promete mudar o comportamento das pessoas.

O Google Glass tem as mesmas características de um óculos, mas é muito mais que isso, vem equipado com  câmeras, sensores e um computador, que permite fazer coisas incríveis, como navegar na internet, acessar aplicativos e usar GPS.

O Glass é a estrela de uma nova categoria denominada de wearable gadgets, ou seja são aparelhos tecnológicos que podem ser usados ou vestidos sobre o corpo, como roupas, pulseiras e óculos.

Apesar do sucesso dessa nova invenção, o Google ainda não disponibilizou o aparelho para venda. Mas já começou a distribuir 2.000 unidades em versão de teste, ao preço de 1.500 dólares cada peça e com vendas restritas para especialistas da área.

O objetivo do Google é esperar um pouco mais, até que os desenvolvedores possam testar e criar aplicativos para o Glass, para só então disponibilizar definitivamente a tecnologia para comercialização.

A versão do Glass distribuída aos desenvolvedores tem funcionamento limitado, não possui 3G ou 4G e para se conectar à internet, precisa usar uma conexão de um Smartphone por exemplo.


O uso do Glass é muitas vezes imperceptível, pesando apenas 42 gramas ele se encaixa confortavelmente no rosto. Para liga-lo basta um gesto com a cabeça ou tocar com o dedo na haste. A maior parte da navegação é realizada por comados de voz, apesar de já existir softwares que detectam as piscadas de olhos.

A lista de aplicativos disponíveis ainda é pequena, mas deve aumentar até o fim do ano, quando o Glass será liberado para venda. Um dos pontos negativos já detectados pelos usuários, é o tempo de duração da bateria, que costuma descarregar com poucas horas de  uso, não se sabe se até chegar as lojas, o Google terá resolvido esse problema.

                                # Ficha técnica - Google Glass     

revolucionário, gigante googleA invenção ainda está em fase de testes, mas já desperta desconfiança por parte das autoridades. Nos Estados Unidos, alguns estados já estudam medidas para tentar proibir o uso do Glass ao volante. A alegação é que igualmente acontece com o celular, o Glass pode distrair o motorista.

A questão da privacidade também preocupa. A organização Stop the Cyborgs, já até realizou uma campanha na internet para banir o uso do Glass em locais públicos,  e alguns estabelecimentos americanos como bares e casinos já adotaram a medida.


                       Se você gostou deixe um comentário!

Leia também:
  1. Análise básica dos melhores Antivirus gratuitos
  2. Como salvar seu celular após cair na água
  3. Como limpar um computador corretamente