468x60px

sábado, 27 de julho de 2013

11 formas de aumentar o desempenho de um PC de jogos - 1ª parte

TuneUp demonstra aos gamers as formas mais eficientes para melhorar o desempenho de suas máquinas e tirar o máximo proveito delas durante uma partida.

TuneUp empresa dedicada à fabricação de software de otimização de PCs, continua revelando neste artigo os resultados obtidos nos testes realizados em seu laboratório, focados no âmbito dos jogos.

TuneUp se coloca à disposição dos gamers, não somente para demonstrar as formas mais eficazes para melhorar o desempenho dos seus computadores, sejam eles laptops de porte baixo ou médio, ultrabooks, tablets ou netbooks antigos, mas também apresenta as melhores recomendações para se alcançar o melhor desempenho do sistema durante uma partida:

1. Verificar os Drivers
TuneUp compartilha a importância de se manter os controladores atualizados para se conseguir uma rápida melhoria no desempenho do PC.

Não importa qual seja a placa gráfica, GeForce, ATI / AMD, Intel, o usuário deve sempre verificar as novidades e atualizações do fabricante antes de jogar os games mais recentes do mercado.

2. Desativar Programas
É um fato que o Windows se torna mais lento na medida em que se instalam programas. A atividade em segundo plano que se gera, muitas vezes afeta negativamente a experiência do usuário durante uma partida.

Com TuneUp Program Deactivator este efeito desaparece. Este ajudante inteligente desativa totalmente os programas enquanto estes não estão sendo usados e os ativa novamente quando são realmente necessários.

Desta forma, sem tarefas pesadas em segundo plano, o PC funcionará quase como se fosse novo, e os jogos serão executados mais rápido do que nunca. Na maioria dos PCs dos testes no laboratório, desativar toda esta atividade teve um efeito visível na melhoria do desempenho.

Formas de aumentar o desempenho do seu PC de jogos

3. Fazer Overclocking do GPU, com cuidado
Os aumentos da velocidade do relógio do processador e do relógio da memória da placa gráfica podem ter um efeito significativo no desempenho do sistema durante a partida. O usuário deve ter em consideração que o overclocking aumenta a pressão e a temperatura principalmente do hardware, e não somente da CPU ou GPU, portanto, se deve ter muito cuidado ao realizar esta tarefa. Também se deve ter em consideração que o overclocking aumenta consumo de energia, o que pode ter um efeito prejudicial na vida útil da bateria.

Para fazer overclock da GPU, TuneUp recomenda o uso do GPU Tweak de ASUS. É compatível com uma grande quantidade de chipsets recentes e permite aumentar a velocidade tanto do relógio da GPU como o relógio da memória.

Também recomenda testar a utilidade do overclocking de EVGA Precision X para os chipsets móveis, como GeForce GT 650M. Os testes realizados com Unigine Heaven 4, resultaram em um aumento de 14 a 21 FPS depois do overclocking. No entanto, a melhoria no desempenho foi mais modesta.

4. Fazer um upgrade para SSD
Os discos SSD são infinitamente mais rápidos que os discos rígidos mecânicos. As velocidades de leitura e escritura são fenomenais e o desempenho também é melhor que o do disco rígido clássico.

Certamente isto não aumenta a velocidade de quadros (frames) do jogo, mas sem dúvida reduz os tempos de carregamento dos jogos e de seus materiais internos, tais como mapas ou novos níveis.

TuneUp testou os discos Samsung 840 de 250 GB e SanDisk Extreme de 480 GB, este último no PC de jogos Alienware X51. A melhoria no desempenho foi impressionante.

5. Atualizar a placa gráfica
Este passo é recomendado somente para os usuários de PC de sobremesa. TuneUp queria desfrutar de uma experiência gráfica completa mas não queria gastar mais de R$ 870 (300€), assim que optou pelo melhor investimento de acordo com esse orçamento: uma placa GeForce GTX 660 TI (versão de EVGA) com uns resultados super interessantes.

TuneUp demonstrou as 5 primeiras formas para conseguir uma experiência de jogo com mais fluidez. Caso queira descobrir mais truques de TuneUp Utilities 2013 e seu laboratório de testes não perca os próximos artigos para tirar o máximo proveito dos PCs de jogos ou entre no blog de TuneUp.
                 Se você gostou deixe um comentário!


Leia também:
  1. Revo Uninstaller, remove programas do seu PC sem deixar sobras
  2. Partition Wizard, software eficiente que faz de tudo no seu HD
  3. Ranking dos melhores navegadores da atualidade