468x60px

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Guerra dos vídeogames - Play Station 4 x Xbox One

A Sony proprietária do Play Station e a Microsoft detentora do Xbox, revelaram na última semana como será o seus novos consoles de videogames que devem ser lançados no mercado até o final do ano.

Para alguns especialistas no assunto e amantes de games, a Sony saiu na frente no dia da apresentação, ao declarar que o Play Station 4 irá rodar jogos usados e pelo que tudo indica custará 100 dólares à menos que o Xbox One da Microsoft.

A Microsoft por sua vez informou que o Xbox One não iria rodar jogos usados, mas após perceber que o mercado não reagiu bem à essa informação, e ainda viu adeptos do Xbox "rasgarem" elogios a atitude da sua concorrente direta. A Microsoft voltou atrás e anunciou que o seu console também rodará games usados, mas estuda fazer algumas restrições.

Guerra dos consoles


            # Principais Características  Play Station 4 x Xbox One                 

Recursos:

Além dos recursos já conhecidos como rodar DVD e mídias Blu-ray, os dois consoles possibilitam maior interação com o usuário. O PS4 por exemplo tem acesso a serviços de videos online como o Netflix. Já o Xbox One, além de possibilitar serviços de videos online, incorpora a programação da TV a cabo para quem é assinante.

O Xbox One tem comando por voz para busca de programas que o usuário deseja assistir. É só falar o nome do programa que o console mostra as opções disponíveis, tanto na TV a cabo, quanto em serviços de vídeo.

Hardware:

Nesse quesito os dois videogames são muito semelhantes. Ambos usam chip e processador de vídeo da AMD.
O Play Station 4 levar certa vantagem, devido sua memoria GDDR 5 ser mais veloz, isso no futuro pode garantir uso de jogos mais realistas, mas no presente essa vantagem é insignificante.

Restrições:

Enquanto a Sony não fez nenhuma restrição mais severa para o funcionamento do PS4, a Microsoft foi na contramão e determinou que o Xbox One deverá se conectar pelo menos uma vez por dia na internet, caso contrario os games podem parar de funcionar.

Além disso pode haver restrições na compra e venda de games usados ( A empresa cogita cobrar uma taxa dos usuários que optarem por essa atividade, mas ainda não confirmou essa possibilidade)

Preço:

Segundo as empresas informaram, nos Estados Unidos Xbox One custará cerca de 100 dólares a mais que o Play Station 4. Segundo a Microosft o Xbox One será mais caro por que já vem equipado com o sensor de movimento (Kinect).

Apesar do PS4 possuir um dispositivo similar, o mesmo é vendido separadamente e custa em media U$$ 59. Ambos os consoles vem com apenas um controle, quem quiser adquirir um segundo terá que desembolsar mais U$$ 59.

     # Ficha Técnica - Play Station 4 x Xbox One        

     Play Station 4                                                               Xbox One    

CPU - 8 Núcleos (8 core)                                       CPU - 8 Núcleos (8 core)
Memoria - 8GB - GDDR5                                     Memoria - 8GB - DDR3
Disco Óptico - Mídia Blu-ray                                 Disco Óptico - Mídia Blu-ray
Disco Rígido (HD) - 500 GB                                  Disco Rígido (HD) - 500 GB
Preço - Brasil - Não definido                                  Preço - Brasil - R$ 2.200
Preço - EUA - U$$ 400                                           Preço - EUA - U$$ 500



                           Se você gostou deixe um comentário

Leia também:

  1.  Duelo de Titãs - FIFA 2013 X PES 2013
  2. A Microsoft aposenta também o Hotmail 
  3. Cidade de São Paulo terá cobertura de internet wifi grátis