468x60px

sábado, 3 de agosto de 2013

Como encontrar e eliminar um vírus que consome recursos do seu PC.

Os vírus também são uma ameaça para o desempenho dos sistemas. A baixa velocidade em um PC pode ser um sinal de infecção.

TuneUp sempre se preocupa em compartilhar seu conhecimento para melhorar o desempenho do PC, no entanto, até agora nunca havia abordado sobre estas importantes ameaças para a velocidade do PC: os vírus, trojans, worms, rootkits. Todo mundo sabe que são um risco para segurança dos sistemas, e muitos deles têm um efeito grave para o desempenho do PC. Neste artigo, TuneUp ensina que tipo de impacto podem ter os vírus em um PC, laptop ou tablet, e como qualquer usuário pode ser capaz de relacionar um desempenho lento com uma infecção.

Por exemplo, se de repente um sistema começa a funcionar mais lento do que o normal, pode ser que a causa não esteja relacionada a uma configuração errada do sistema ou a aplicativos de outros fabricantes e sim devido a uma infecção de um vírus. Há algumas semanas, TuneUp investigava sobre como os hackers pirateiam TuneUp Utilities e o que é dito sobre o produto (geralmente as críticas são muito positivas, e a maioria dos usuários adora o produto e paga por suas licenças).O que TuneUp queria descobrir ao procurar por cópias ilegais do programa era como o produto é pirateado; pela geração de chaves ou alteração dos arquivos.

Como encontrar e eliminar um vírus do seu computador.

TuneUp extraiu cada um desses arquivos em uma máquina com Windows 8 e sem conexão à internet. E dois dias mais tarde, ao inicializar o sistema, os ventiladores giravam em máxima potência, algo mantinha o PC ocupado e deixava tudo mais lento.

Windows mostrava um carregamento de 100% e restavam apenas 59 minutos de bateria. Ao verificar o Gerenciador de Tarefas e organizar a lista de processos pelo uso da CPU, foi possível visualizar um “pequeno” intruso devorando o desempenho da CPU.

Clicando com o botão direito do mouse no intruso chamado “rss.exe” foi possível abrir o “diretório do arquivo”, uma vez ali, TuneUp identificou a origem do intruso em um arquivo Flash da Adobe, e se perguntou, Por quê um Flash precisa de um leitor de rss?

Uma rápida pesquisa online revelou que o intruso era efetivamente um vírus e imediatamente TuneUp finalizou o processo e eliminou todos os arquivos da mesma pasta. Para não correr nenhum risco, foi feito o download do AVG internet Security 2013 e logo uma análise completa do sistema e não foi encontrada nenhuma infecção.

Baixar um vírus por meio de downloads ilegais não é algo difícil já que estes estão por todas partes. E os usuários arriscam a segurança dos seus PCs cada vez que instalam cegamente estes arquivos, especialmente no caso de que seus antivírus não estejam corretamente atualizados.

TuneUp fez diferentes testes em seus laboratórios para oferecer uma impressão de como um vírus pode afetar um sistema rapidamente. Comprovou tarefas simples como converter um arquivo MP3 para um formato AAC utilizando o iTunes, mediu a inicialização de um potente programa para edição de imagem, a duração da bateria e a temperatura do sistema.

Todos os testes foram realizados ao menos 3 vezes, cada um em um sistema com infecção e sem infecção. Os resultados foram surpreendentes, demonstrando que o sistema infectado precisa entre 2 a 7 vezes mais tempo para executar qualquer tarefa, a vida útil da bateria é reduzida para menos de metade do que o habitual e a temperatura se mantém um 50% acima do habitual e recomendado.

Os vírus não se limitam a serem pop-ups irritantes ou a provocar falhas no PC. Alguns deles apenas se instalam no sistema, completamente em silêncio e o tornam mais lento. Se o seu antivírus não está totalmente atualizado e o computador está lento, os usuários não devem concluir que precisam de um computador novo.


                   Se você gostou deixe um comentário!


Leia também:
  1. Qual o melhor provedor de e-mail do mercado?
  2. Como salvar seu celular depois de ter caído na água
  3. Aplicativos de mensagens prometem substituir o SMS