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sábado, 30 de novembro de 2013

Já pensou em obter uma certificação ITIL e alavancar a sua carreira?

Conhecer ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e se certificar pode ser uma grande aposta para crescer profissionalmente e conquistar credibilidade no mercado. 

Só no ano passado, os investimentos em gerenciamento de serviços de TI somaram R$ 3,5 bilhões em todo o mundo, segundo pesquisa do itSMF, órgão que coordena o modelo ITIL e que oferece suporte para exames de competência. 

O Brasil já descobriu as vantagens dessa metodologia. Cerca de 85% das empresas já investem em governança de TI e 33% já a adotaram. Quanto maior o número de profissionais de uma empresa certificados em ITIL, maior a chance do cliente escolher como seu parceiro em serviços.

Desvendando a certificação ITIL
ITIL é um modelo de referência de gerenciamento de processos de TI criado pelo governo britânico a partir de pesquisas realizadas por Consultores, Especialistas e Doutores. Esse modelo tornou-se recentemente a norma ISO 20.000, sendo um anexo da ISO 9000/2000. 

O foco de ITIL é na melhoria da eficiência, da eficácia, da qualidade total de gerenciamento e da redução de riscos no ambiente de TI.

A certificação visa a criação de uma interação entre o usuário e o ambiente de TI, oferecendo um treinamento básico para possibilitar que essa interação se torne intuitiva posteriormente. Um dos objetivos é desmitificar os processos de TI e torná-los mais acessíveis. 

Com melhor entendimento sobre o assunto, há maior adequação nos processos, nas soluções e na entrega para os clientes, o que contribui para gerar maior compreensão também por parte deles sobre as razões de implementação dos serviços.


Onde obter certificação ITIL

Os principais módulos da certificação ITIL são IT Service Support e IT Service Delivery. Todas as suas normas estão descritas em aproximadamente oito livros. Lá estão os principais processos e recomendações das melhores práticas de TI avaliadas em todo o mundo. O modelo leva em consideração processos, pessoas e ferramentas como os três pilares do sistema de gerenciamento de serviços de tecnologia. 

O ITIL estabelece métricas de controle para a área que, analisadas em conjunto com outras ferramentas, possibilitam uma visão geral da empresa e do mercado e permitem melhor alinhamento das soluções de TI com o negócio.

Muitas disciplinas de ITIL impactam ou estão diretamente relacionadas às ofertas para clientes internos e externos e funcionam como uma ferramenta de suporte à área de ITDelivery na tentativa de ajudar a entregar a a melhor solução ao cliente. 

Assim, o conhecimento de ITIL e a adequação ao modelo passa a ser muito útil não apenas nos processos de delivery mas também para agregar valor às propostas de venda. 

Segundo Marcello Cardoso da Motta, instrutor e ITIL Service Manager, a certificação tem hoje como referência 12 disciplinas estudadas do ponto de vista do fluxo de operação, interfaces, benefícios, partes envolvidas e podem ser aplicadas em empresas de todos os segmentos e tamanhos.

O primeiro nível, ITIL Foundation Certificate, tem como objetivo garantir que o candidato adquira conhecimento sobre a terminologia, a estrutura e os conceitos básicos do modelo e que ele compreenda os princípios centrais de suas práticas para o gerenciamento de serviços. 

O alvo da certificação são pessoas que precisam de conhecimento básico sobre a estrutura ITIL e de como ela pode ser usada para melhorar a qualidade de serviços de TI nas organizações. 

Também é indicado a profissionais de TI que precisam de informação sobre como contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados a clientes que já tenham adotado o modelo ITIL. Para receber a certificação o candidato deve passar por um treinamento de dois dias e meio baseado em exercícios e em seguida realizar uma prova.

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