468x60px

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Conheça e pratique os 10 mandamentos do notebook seguro.

O Laptop proporciona comodidade e flexibilidade de trabalho para muitas pessoas. Entretanto, utilizar este equipamento requer alguns cuidados especiais.

Não existe segredos para proteger o seu dispositivo de forma eficiente, mas alguns usuários tem maus hábitos de navegação e acabam não dando tanta importância para dicas simples de segurança o que pode ocasionar problemas futuros.

Descubra alguns pontos vitais para a proteção do seu laptop.

Sendo assim, devemos ficar atentos e cumprir fielmente os 10 principais mandamentos para manter o seu laptop seguro e protegido contra invasões.

1. Utilizar um software de proteção adequado para realização de transações bancárias e compras em lojas virtuais, onde você terá que informar dados pessoais e financeiros.

2. Evite conectar-se em rede wireless pública, uma vez que não possuem sistemas de proteção e são lugares preferidos de ladrões de identidade virtual.

Como proteger o seu noteook

3. Procure manter seu antivírus e anti-spyware de proteção atualizados, instalar o firewall e deixar habilitado a atualização automática.

4. Não esqueça de que a única forma de manter seu laptop protegido é instalar software de fabricante conhecido.

5. Evite habilitar a gravação de usuário e senha para acesso automático, ainda mais tratando-se de informações sensíveis, como informações financeiras. Caso contrário qualquer pessoa que acessar seu computador poderá ter acesso a essas informações sem nenhum esforço.

6. Assegurar de que não haja senhas e números de contas gravados em seu computador.

7. Utilizar diferentes contra senhas para seu computador e para contas bancárias, já que ter cuidado com o laptop enquanto estiver transitando de táxi, vale muito, pois roubos deste tipo são muito freqüentes.

8. Não utilize combinações previsíveis para criar suas contra senhas, como data de nascimento, nome de animal de estimação, data de nascimento dos filhos ou similar, pós as vezes essas informações são facilmente encontradas em perfis de redes sociais.

9. Uma forma prática de criar contra senhas é combinar letras e números, utilizando maiúsculas e minúsculas além de caracteres especiais, desta forma, evitar as ações dos “crackeadores”;

10. Se usar conexões sem fio, nunca deixe seu computador desassistido. O cuidado deve ser redobrado, pós em conexões WiFi, as informações trafegam "livremente". Se a rede estiver configurada de forma inadequada qualquer pessoa pode capturar o que esta sendo transmitido.


Leia também: