468x60px

sábado, 18 de janeiro de 2014

Profissão TI - Administrador de Banco de Dados

Também conhecido como DBA - Esse profissional é responsável pela manutenção e gerenciamento das informações da empresa, atuando na criação de backups, restauração de erros, gerenciando os acessos dos usuários ao sistema, zelando pela segurança dos dados, o mesmo ainda desenvolve e realiza testes nos sistemas antes de serem implementados.

É importante que o DBA esteja sempre atento as novidades e inovações tecnológicas, afim de implementa-las no seu ambiente de trabalho, seguindo sempre as melhores praticas recomendadas pelo mercado.

Para que seja bem sucedido em sua área de atuação, esse profissional deve possuir algumas características pessoais importantes, como: Capacidade de analise, organização, rapidez para pensar e agir sob pressão, facilidade com cálculos matemáticos, dinamismo, habilidade para trabalhos em equipe e resoluções de problemas.

Atualmente o Administrador de Banco de dados é considerado um dos profissionais de TI mais importante dentro de uma empresa, devido lidar diretamente com um dos ativos mais valiosos que uma organização pode ter, que é a informação.

Esse profissional tem por dever proteger essas informações que trafegam através dos sistemas de Banco de Dados, atuando para que a mesma esteja segura e que possa ser acessada apenas por usuários autorizados.

As melhores profissões na área de Informatica e Tecnologia

Área de Atuação
O DBA é preparado para trabalhar em grandes empresas, tanto privada, como repartições públicas.

O mercado de trabalho é muito diversificado, pós hoje em dia qualquer empresa utiliza algum sistema informatizado, e que necessariamente precisará de um profissional para administra-lo.

No setor de comercio, é muito comum esse profissional atuar desde o controle de estoque, até o leitor de produtos no caixa. Podendo trabalhar ainda no gerenciamento de projetos, desenvolvimento de sistemas, tecnologias web e redes.

Salário
Devido a grande demanda por essa área de atuação, o mercado de trabalho está aquecido e na maioria das vezes esse profissional é bem remunerado. De acordo com uma pesquisa realizada em 2013, o aumento salarial do DBA subiu 90% em comparação com o ano de 2012, alcançando o maior aumento entre todas em profissões pesquisadas.

E segundo uma pesquisa salarial realizada pela Catho, o que podemos observar é que o salário desse profissional pode variar muito. Por exemplo, um DBA em nível de estágio ganha em média R$ 762, enquanto um administrador de Banco de Dados em nível de gerencia chega a ganhar R$ 8.104, de acordo com a pesquisa.

Formação Profissional
Geralmente os profissionais dessa área são formados em Ciências da Computação ou Sistema da Informação, muitos possuem Pós-Graduação, o que pode ser considerado um diferencial para o crescimento na carreira. 

Hoje existem ainda cursos tecnólogos de curta duração, como Banco de Dados, Gestão de TI ou Processamento de Dados, que visam preparar o profissional para o mercado de trabalho.

Outra coisa que as empresas valorizam, são as certificações na área de Banco de Dados, de preferência, SQL, ORACLE e DB2, além do domínio em outro idioma, principalmente inglês e espanhol.

Se você gostou deixe um comentário!

Leia também: