468x60px

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Conheça o computador que venceu um humano no jogo de perguntas e respostas.

O título acima pode parecer diálogo do filme "O Exterminador do Futuro", no qual robôs dominavam a Terra, mas trata-se de mais uma conquista da IBM.

O novo supercomputador da IBM, Watson, venceu em 2011 os dois maiores ganhadores do jogo televisivo norte-americano de perguntas e respostas.

Com essa vitória, a IBM recebeu o prêmio de US$ 1 milhão, que foi doado para duas ações sociais: o World Community Grid e a organização humanitária World Vision.

Desenvolvido por 25 cientistas da área de pesquisas da IBM ao longo dos últimos quatro anos, Watson pode ser considerado um dos maiores avanços da ciência da computação até hoje, devido ao fato de responder a perguntas feitas por seres humanos dentro de um vasto campo de conhecimento, sendo capaz de simular com precisão como as pessoas pensam e respondem.

O computador mais potente do Mundo

Esse memorável sistema representa a nova fronteira da ciência da informação. Um dos pontos mais impressionantes do Watson é que ele consegue realizar intercorrelações com a linguagem, entendendo gírias e até arriscando um sotaque francês ao pronunciar certas palavras nesse idioma.

A capacidade de compreender o significado e o contexto das questões na linguagem humana e sua agilidade em processar a informação para encontrar respostas para questões complexas traz à tona o enorme potencial dos computadores em auxiliar pessoas a realizar as mais diversas tarefas.

A tecnologia desenvolvida pela IBM poderá, agora, ser aplicada na área da saúde, fornecendo diagnósticos médicos cada vez mais precisos, por exemplo.

Imagine, ao examinar um paciente, um médico que puder contar com a capacidade computacional do Watson terá acesso imediato a um banco de dados com todas as pesquisas médicas mais recentes e, além disso, poderá receber do próprio computador a recomendação a respeito do melhor tratamento para o paciente.

Aliás, essa será exatamente a próxima tarefa de Watson: dois hospitais dos Estados Unidos firmaram um acordo para testar a tecnologia do supercomputador em situações da vida real.

Embora seja uma máquina, é preciso lembrar que o Watson é genial porque foi criado por pessoas geniais. Utilizar a tecnologia desse supercomputador para tornar a saúde mais eficientes é mostrar na prática que a IBM está empenhada a construir um planeta mais inteligente.


Leia também: