468x60px

sábado, 11 de janeiro de 2014

Profissão TI - Analista de Sistemas

Na última semana começamos a aborda aqui no blog, sobre as profissões na área de tecnologia, onde falamos primeiramente do Técnico em Informática. Hoje será a vez de conhecermos mais sobre a profissão do Analista de Sistemas.

O Analista de Sistemas tem como função principal, realizar estudos de processos computacionais, planejar e coletar informações junto ao usuário, com a finalidade de implantar sistemas informatizados.

É capaz de desenvolver sistemas, a partir da analise de informações, estudando o fluxo de trabalho, necessidade de recursos para propor soluções e alterações rotineiras nos sistemas. Também é responsável por elaborar propostas, criar manuais de utilização, implantar e manter os sistemas, observando sua eficiência e funcionalidade e propor soluções para problemas técnicos.

Para que esse profissional seja bem sucedido na sua área, deverá ter uma boa dose de raciocino lógico, inciativa na resolução de problemas, facilidade de concentração, capacidade permanente de aprendizagem e disposição para encarar mudanças repentinas.

A criatividade é outro atributo desse profissional, que tem como dever indicar mudanças e usar a tecnologia da informação de forma criativa para melhorar o desempenho financeiro e organizacional da sua empresa.

O analista deve ser um líder no processo de transformação da organização onde trabalha, motivando as pessoas para que as mudanças sejam possíveis.

As melhores profissões

É importante que o analista de sistemas, além ter boas ideias, seja capaz de organiza-las e expô-las de forma que mostre a sua viabilidade técnica e econômica para a empresa. O estudo e as pesquisas tecnológicas deve fazer parte do dia-a-dia desse profissional.

O tipo de atividade desenvolvida pelo analista exige uma interação muito grande com os usuários, exigindo do profissional a capacidade de enxergar e sentir os reais problemas e necessidades dos seus clientes.

Ao profissional não cabe apenas a necessidade de informatizar os processos, é preciso que o mesmo tenha uma visão muito clara da missão e dos compromissos empresariais, fazendo o melhor uso da TI para alcançar a eficiência e competitividade empresarial.

Área de Atuação
A profissão de Analista de Sistemas, já conquistou o seu espaço no mercado mundial de trabalho. De acordo com estudos feita por Universidade do setor, comprovam que 75% das demandas da área de Computação, estão destinadas à profissionais de Sistemas da Informação.

Com o avanço tecnológico, surgiram novas oportunidade, onde o analista de sistemas pode atuar - As principais áreas de atuação desse profissional são: Projetista e Engenheiro de Software, Consultor, Administrador de Banco de Dados, Gerente de TI, etc..

Salário
Esse é um fator que costuma divergir bastante. Temos que levar em consideração o porte da empresa onde o profissional trabalha, os anos de experiência adquiridos, e a formação do analista. No começo de carreira em uma empresa de médio porte um analista começa ganhando algo em torno de R$ 2.500, e no auge da carreira quando atinge 10 anos de experiência pode ganhar até R$ 15.000. Mas como já citei, isso vai depender de diversos fatores.

Formação Profissional
Há alguns anos atrás, o estudante que quisesse seguir a carreira de analista de sistemas, deveria obrigatoriamente cursar Ciências da Computação, Sistemas da Informação ou Engenharia da Computação. Mas nos últimos anos a demanda por esse profissional cresceu bastante, o que obrigou a criação de novos cursos voltados para essa área.

São os cursos tecnológicos de curta duração que tem por finalidade preparar o profissional mais rapidamente para o mercado de trabalho, esses cursos tem duração de aproximadamente 2 anos e meio, e tem o foco direcionado para a pratica.

Hoje para atuar como analista de sistemas, o estudante pode optar também em cursar, Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de TI, Sistemas de Informação, entre outros cursos. O domínio em outra língua também é fundamental para o desenvolvimento profissional, além de abrir novas oportunidades na carreira.

E você já trabalha na área de TI? Já pensou em atuar como analista de sistemas? O que acha da profissão e da atuação desse profissional?

Deixe um comentário!

Leia também: