468x60px

sábado, 4 de janeiro de 2014

Profissão TI - Técnico em Informática

A partir de hoje, iremos abordar mais profundamente as principais profissões voltadas para a área de tecnologia.

A cada semana uma dessas profissões ganhará um foco especial, onde falaremos de suas características, como anda o mercado de trabalho, salários, e muito mais. Nessa semana começaremos com a profissão de Técnico em Informática.

O Técnico de Informática é um profissional capaz de solucionar os problemas mais "básicos" de TI, atuando nas configurações de computadores, instalação de softwares, manutenção de micros, verificando erros de sistemas e de programação.

Como todo profissional de TI, deve está sempre se atualizando, ser comunicativo, participativo e ético, deve ter espirito empreendedor e inventivo para solucionar os principais problemas que certamente irão surgir na sua profissão.

Técnico em Informática A melhor Profissão de TI

Área de Atuação
área de atuação desse profissional é ampla e diversificada, podendo atuar em órgãos públicos, como escola, hospitais entre outros. Nas grandes empresas privadas, esse profissional tem forte presença devido a necessidade crescente pela tecnologia da informação nas organizações.

A demanda por esse profissional não ocorre apenas em empresas do ramo de informática, uma vez que qualquer micro empresa atualmente dispõe de pelo menos um computador e algum tipo de sistema, que em determinado momento irá precisar de suporte e manutenção.

Muitos técnicos em informática estudam e se qualificam com a intenção de trabalhar por conta própria, montando seu próprio negócio, o que também tem sido muito promissor para a maioria.

Dentro da área existem ainda diversos segmentos que possibilita que o técnico trabalhe com manutenção de computadores, criação de sites, instrutor de informática, programador, administrador de redes e computação gráfica.

Salário
Talvez essa seja a principal reclamação desse profissional, a maioria reclama que ganha pouco, comparado ao tipo de trabalho que exerce, muitas vezes estressante e sob pressão. 
A média salarial desse profissional gira em torno de R$ 1.800.

O baixo salário pago para um técnico em informática foi um dos principais motivos apontados por eles próprios para que alguns optassem por trabalhar por conta própria. Muitos garantem que após virarem autônomos, os seus rendimentos mensais com a prestação de serviços aumentou mais de 100%.

Formação Profissional
O cursos para formação de técnicos em informática, geralmente implementam uma qualificação mais generalista, buscando preparar o profissional para atuar em diversas áreas do segmento.

No Brasil essa profissão é reconhecida, mas ainda não é regulamentada. Qualquer instituição de ensino devidamente cadastrada no MEC pode oferecer o curso e o certificado é válido em todo território nacional.

O curso tem duração média de 18 meses e as principais disciplinas abordadas no decorrer do curso são: Sistemas Operacionais, Linguagem e Lógica de Programação, Hardware, Banco de Dados e Montagem e Manutenção de Computadores.

Segundo o Ministério da Educação, as instituições de ensino mais conceituadas que oferecem esse curso são: Senac, ETEC, Senai, entre outras.

Acima você conferiu uma análise básica sobre a profissão de técnico em informática, onde foi apontado diversos fatores sobre a forma de atuação desse profissional.

Se você gostou deixe um comentário.

Leia também: