468x60px

sábado, 10 de maio de 2014

Aplicativo alerta os pacientes a hora certa de tomar remédios.

Comparar os preços dos medicamentos ficou mais fácil agora, a pesquisa pode ser realizada pelo celular. E mais: o app já está disponível para IOS.

A tecnologia avança a cada dia e pode ajudar a reduzir as chances de acidentes com remédios. Existem vários aplicativos de saúde no mercado. Por isso, é de extrema importância saber a origem dos softwares e ter a certeza que são de confiança.

O aplicativo Caixa de Remédios foi idealizado por professores renomados de Medicina e Farmácia ligados à USP. Os criadores do app são conhecidos por terem escrito livros de ensino que foram "best sellers” por mais de vinte anos, como o Guiamed e Farmacologia Aplicada. Fundadores da Ambiente Medicamento, os especialistas prepararam frases de fácil entendimento dirigidas diretamente aos pacientes e seus cuidadores.

Lançado há quatro meses, a nova versão ganhou mais duas facilidades: Agora é possível comparar preços de medicamentos e descontos pelo celular e criar uma galeria de receitas para cada paciente. “O aplicativo ficou ainda mais útil e continua gratuito. Vale a pena manter o aplicativo no celular mesmo se você usa medicamento só de vez em quando. 

Além de detalhar a fórmula do produto e alertar se pode ser usado na gravidez e se existe interação com alimentos, entre outras funções, o software ainda facilita o trabalho de cuidadores, que podem monitorar o paciente à distância”, afirma a farmacêutica-bioquímica e diretora da Ambiente Medicamento, Maria Fernanda Carvalho.

Usuários de aplicativos

Tomar várias medicações por dia requer organização, cautela e orientação adequada. Para que o remédio seja eficaz é necessário seguir corretamente a prescrição médica, respeitando os horários e as dosagens dos medicamentos. Estudos mostram que mais da metade dos pacientes com doenças crônicas não conseguem tomar regularmente seus medicamentos, uma prática que pode comprometer a saúde ao longo do tempo.

O médico farmacologista Antonio Carlos Zanini, um dos criadores do app, faz parte das 10 mil pessoas que já aproveitam as vantagens do Caixa de Remédios e explica como surgiu essa ideia. “Tenho 76 anos e preciso tomar de seis a oito medicações por dia. 

Caso os remédios não sejam tomados no intervalo correto pode haver reações adversas. Tem que ter disciplina. Seguir o esquema de medicação no papel é complicado. Então, pensamos em adaptar esse método para mídia eletrônica, aproveitando os recursos disponíveis nos smartphones”, revela.

O aplicativo está disponível na versão para Android e iOS. 

Para fazer o download basta clicar nos links abaixo


Sobre a Ambiente Medicamento: 
Em 1999, os sócios: Antonio Carlos Zanini, médico farmacologista, professor da Faculdade de Medicina da USP, Marcelo Wadt, farmacêutico- bioquímico, doutorando em Fármaco e Medicamentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e Maria Fernanda Carvalho, farmacêutica-bioquímica, doutora em Fármaco e Medicamentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, começaram a trabalhar juntos na edição de livros pelo grupo Zanini-Oga. 

Os trabalhos evoluíram para mídia eletrônica, informações sobre medicamentos no formato de banco de dados e consultorias para farmácias e empresas no segmento farmacêutico e de saúde. Em 2013, com o objetivo de ampliar a área de atuação, desenvolver e comercializar aplicativos para área de saúde e farmacêutica surgiu a Ambiente Medicamento, que reúne a experiência e informações sobre medicamentos.

                   Se você gostou, deixe um comentário.

Leia também: