468x60px

sábado, 3 de maio de 2014

Dicas para navegar com segurança na internet

A internet, é um verdadeiro "mar" de informações, onde podemos encontrar coisas verdadeiras e uteis, mas a rede mundial de computadores está repleta de informações incoerentes e pessoas com má intenção, que utilizam da inocência e da falta de conhecimento dos internautas para aplicar golpes através do mundo virtual.

Para quem utiliza a internet, mesmo com pouca frequência, é importante tomar certos cuidados, para que a sua navegação na rede seja simples e segura.

Elaboramos sete dicas básicas, que podem ajudar a se proteger de criminosos online, e ao mesmo tempo usufruir das coisas boas que a internet tem a oferecer.

1. Proteja sua rede doméstica
Rede LAN - É uma rede local, que utilizamos na nossa casa, ou seja quando conectamos um notebook, tablet, Smartphone e impressora na mesma rede, criamos uma rede individual capaz de trocar informações entre-si.

- Identifique se o seu provedor de internet possui acesso exclusivo a sua casa.
- Procure identificar se o modem autentica apenas a sua máquina.

Wireless 
- Verifique se o seu roteador possui senha e se a senha utilizada é de difícil acesso.
- Identifique a dimensão do sinal de seu roteador.
- Procure não acessar antenas de vizinhos ou desconhecidos.
- Deixe sempre seu Firewall e antivírus ativos e funcionando.

2. Não responda e-mails não solicitados
Use o botão excluir. Até mesmo a função Cancelar Assinatura de um e-mail de Spam provavelmente não o tirará de nenhuma lista indesejada e pode, até mesmo, redirecioná-lo sem que você saiba para um Website doloso ou fazer download de um vírus. Seu melhor ataque é uma boa defesa - se precisar assinar uma newsletter, solicitar algo pela Web, etc (mesmo que de algum site altamente confiável), use um endereço de e-mail privado para assegurar que a distribuição de seu e-mail de trabalho não ocorra.

Internet, segurança, antivirus

3. Use senha fortes
Não escolha senhas fáceis de serem detectadas, como o nome de um bicho de estimação, de um amigo, nem seu mês de nascimento ou data de aniversário dos filhos. Escolha senhas mais longas, de pelo menos 8 caracteres, combinando letras, números e pontuação. Se for absolutamente necessário usar uma palavra real, utilize uma ortografia errada.


4. Não subestime nenhuma de suas conexões on-line
Até mesmo o Sistema de Mensagens Instantâneas pode abrir a porta para ataques maliciosos. 
Tenha cuidado ao aceitar novos amigos em aplicativos de mensagens ou mesmo nas redes sociais. O ideal seria aceitar apenas pessoas que você tenha algum tipo de contato no mundo real.

Tome cuidado ao seguir links ou executar um software enviado a você por outra pessoa. Eles são frequentemente usados para criar redes de computadores que são involuntariamente parte de um ataque que tem o objetivo de direcionar vários acessos ao mesmo tempo a um determinado site, para que o mesmo não tendo condições de suportar o alto número, de acesso fique fora do ar. (Esse tipo de ataque, chama-se negação de serviço).


5. Não seja enganado por spoofers.
Spoofers - São criminosos virtuais que tentam forjar sua identidade na internet se passando por uma pessoa ou empresa real e honesta.
Não há nenhuma razão para fornecer sua senha, CPF ou suas informações bancárias em resposta a um e-mail ou telefonema. 

A maioria dos bancos e provedores de serviço da Internet legítimos nunca solicitaria o envio desse tipo de informação. Em caso de dúvidas, ligue para a empresa da qual recebeu o e-mail. Se possível poderá utilizar uma assinatura digital.


6. Cuidado com seus dados
Antes de fornecer suas informações financeiras ou bancárias em qualquer Website, procure um selo de privacidade de terceiros para assegurar que a transação seja segura.

Verifique a URL, deve usar "https", não "http", para criar uma transação on-line "segura". Diferentes navegadores da Internet podem indicar conexões seguras de formas diferentes (a maioria exibe um cadeado fechado no canto inferior direito).


7. Faça backup de seus arquivos!
Realize backup de seus dados regularmente, essa simples tarefa evita que você perca os seu dados caso um virus ataque o seu computador e destrua as informações encontradas na máquina.

                Se você gostou, deixe um comentário.

Leia também: