468x60px

sábado, 12 de julho de 2014

Na hora da compra, como escolher o Smartphone ideal.

Existem diversas opções de smartphones no mercado, deixando o comprador em dúvida sobre qual é o melhor investimento.

Neste artigo, vamos mostrar os pontos a serem considerados na hora de comprar o seu novo celular – afinal, ele é de suma importância no dia-a-dia: além de fazer ligações, manda mensagens, acessa e-mails, contas bancárias e tem muitas outras funcionalidades que facilitam a nossa rotina.

1) Sistema Operacional
Há uma briga no mercado de smartphones entre a Apple, Android e Windows Phone, com os dois primeiros assumindo a liderança na preferência dos compradores.

O sistema iOS, que roda nos aparelhos da Apple, é mais simples, ágil, e intuitivo, facilitando o aprendizado e a navegação em suas funcionalidades, embora tenha na fraca customização o seu ponto negativo. 

O Android, por outro lado, tem como grande trunfo os serviços do Google, a variedade de aplicativos disponíveis e muitas opções de personalização, mas sofre com alguns bugs que ainda são vistos em suas atualizações e que geram reclamações por parte dos usuários. 

Já o Windows Phone é uma criação da Microsoft que vem crescendo cada vez mais – a marca Nokia tem o Windows Phone como sistema operacional na maioria dos seus aparelhos e vem agradando com ótimo layout e boa navegação, apesar de pecar na atualização de aplicativos.

como escolher o Smartphone ideal

2) Performance
Se você pretende acessar diversos aplicativos simultaneamente no seu Smartphone, vá atrás de um aparelho potente e com bastante memória RAM.

Um Smartphone que tenha um processador Quad-Core, memória de 2gb e espaço de 32gb, por exemplo, é o suficiente para rodar aplicativos mais pesados e alternar com mais rapidez entre as aplicações.

Para um uso mais básico, que não exija tanto processamento gráfico ou de dados, 1GB de memória e 16gb de espaço vão satisfazer suas necessidades.

3) Tela
Há quem diga que o tamanho da tela é um diferencial nos smartphones, mas, dependendo da utilização, grandes telas podem ser um desperdício.

Quem usa o aparelho para acessar rede sociais, e-mails e aplicativos básicos não precisa investir em uma tela grande, mas quem já gosta de usar o smartphone para leitura, exibição de vídeos e jogos, por exemplo, tem nas telas de grande porte um diferencial. Nunca se esqueça: veja quais são suas prioridades ao comprar um smartphone.

4) Câmera
Muitos fãs de smartphones utilizam o aparelho como uma verdadeira câmera profissional, exigindo uma boa pesquisa na hora de fazer a escolha.

É necessário checar a qualidade de vídeo, modos de disparo e as características do flash. Não se iluda com os megapixels da câmera: é uma característica importante, mas não primordial.

5) Valor
Os smartphones mais potentes e com mais funcionalidades atingem valores mais altos, mas nada que uma boa pesquisa não ajude.

Atente-se para planos nas operadoras de telefonia móvel que dão descontos quando o celular é adquirido junto com um plano telefônico da empresa. E ainda existem boas opções de celulares desbloqueados a um preço acessível.
 
Artigo escrito por: Cinco TI