468x60px

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Como descobrir se o cartucho da impressora está queimado.

Se a sua impressora persiste em não identificar o cartucho, há grande possibilidade dele estar queimado.

Dentre as causas mais comuns da queima do cartucho podemos listar a oscilação de energia, a falta de tinta e a umidade, pois podem danificar o circuito do componente.

Outra causa simples é o fim da vida útil do cartucho, afinal, eles não duram eternamente.

Mas, antes de ficar chateado e sair substituindo o cartucho por um novo, saiba que ainda há esperanças! Veja alguns procedimentos simples para confirmar se o seu cartucho está realmente queimado.

Verifique a compatibilidade do cartucho com a impressora
A primeira coisa a se fazer é ter certeza de que o cartucho instalado é o apropriado para a impressora. Você pode fazer isso através do manual da máquina ou pelo site do seu fabricante, onde poderá procurar a identificação do cartucho na lista de suprimentos compatíveis.

cartucho, melhor, impressora

Limpe os contatos do cartucho
Às vezes, alguma sujeira nos contatos do cartucho ou do carro de impressão pode atrapalhar sua leitura, assim testar a eficácia de uma limpeza é muito interessante.

Abra a tampa da impressora e, com o carrinho parado, retire o cartucho.
Com o auxílio de uma haste de algodão (cotonete) ou outro tecido macio (que não solte fiapos) umedecidos com água destilada, limpe os contatos do cartucho.

Desligue a impressora da tomada e, com o auxílio do mesmo material citado anteriormente, limpe os contatos do carro de impressão.
Espere secar por ao menos 10 minutos antes de ligar a impressora e testar o cartucho.

OBS.: Não deixe o cartucho mais de 30 minutos fora da máquina para evitar o ressecamento da tinta.

Reinstale o software da impressora

Desinstalar e reinstalar o software da impressora em seu computador e testar novamente o reconhecimento do cartucho é mais um recurso interessante. Você pode fazer isso com o auxílio do disco de instalação que acompanha a impressora, mas caso não o tenha em mãos, pode fazer o download do instalador pelo site do fabricante.

Use um testador de cartuchos
Caso nenhuma das alternativas acima traga bons resultados, o jeito é testar o cartucho. O testador de cartuchos é um aparelho desenvolvido justamente para verificar o funcionamento do cartucho. Comprá-lo é recomendado apenas para quem está disposto a pagar algo em torno de R$200 para sanar suspeitas frequentes de possíveis queimas de cartuchos.

Do contrário, buscar a verificação com alguém que já possua o equipamento ou com alguma empresa que recicle cartuchos é uma boa alternativa.

Com a confirmação de que o cartucho está queimado, sua substituição por um cartucho novo é a única saída. Caso o cartucho esteja funcionando, o problema está na sua impressora. Leve-a a uma assistência técnica, explique sua situação e boa sorte!

                    Se você gostou deixe um comentário!

Leia também: