468x60px

domingo, 11 de setembro de 2016

Como proteger o seu cartão de crédito nas compras online.

Não há sensação melhor do que comprar algo pela internet no conforto de sua casa, e melhor ainda quando conseguimos aproveitar as promoções e ofertas que a internet oferece.

E não tem sentimento pior do que ser uma vítima de roubo de dados de cartão de crédito ou cartão de débito.

Especialistas em segurança online e roubos de dados alertam que é sempre bom estar vigilante - mas não alarmado - quando tiver que usar o cartão de crédito para fazer compras na web.

Portanto, aqui estão algumas dicas para considerar quando você estiver efetuando alguma transação online.

Só digite os dados do cartão em sites seguros
Quando acessar um site de loja virtual, observe se o endereço do site tem o prefixo https, bem como um cadeado ou alguma outra forma de certificado de segurança digital para comprovar que você está fornecendo seus dados de cartão em um site que criptografa as informações de forma segura.

Nunca enviar informações do seu cartão de crédito por e-mail, telefones, ou mensagens de texto, mesmo para pessoas conhecidas.

Sempre que possível, compre com cartões pré-pagos
Cartões de crédito pré-pagos permitem que você defina uma quantidade específica de dinheiro. Há muitas vantagens quando você usa um cartão de crédito pré-pago para fazer compras on-line.

Uma das maiores vantagens é que, se as informações deste tipo de cartão for fraudadas, há um limite para a quantidade de dinheiro que pode ser roubado.

Alguns bancos e instituições financeiras disponibilizam um número de cartão de crédito virtual para realizar suas compras. Em geral, este é um número único que pode ser usado apenas uma vez.

Monitore o status da sua conta
A maioria dos bancos têm sistemas de vigilância que operam 24 horas por dia, projetado para detectar fraudes e impedir que o se seu cartão de crédito seja usado de forma indevida. Também é importante prestar atenção às demonstrações financeiras, tanto em papel, quanto on-line. Se você observar algo suspeito, contate imediatamente o seu banco.

Desconfie de ofertas muito abaixo do preço.
As vezes, surgem na internet, ofertas tentadoras que não condizem com a realidade dos preços
praticados no mercado e acabam atraindo internautas interessados nos "grandes descontos", mas na maioria das vezes os clientes podem ser vítimas de fraudes ou adquirir um produto de péssima qualidade.

Pesquisar é sempre muito importante, antes de efetuar qualquer compra online. Pois existem muitos sites sérios que oferecem descontos verdadeiros para compras em conceituadas lojas virtuais, como: Americanas, Saraiva, Walmart, Extra, Submarino e muitas outras.

Com o cupom de desconto saraiva por exemplo, é possível obter descontos reais no preço final dos produtos adquiridos pela loja virtual.


Utilize uma camada extra de segurança
Muitos cartões de crédito têm uma camada adicional de segurança padrão. A MasterCard tem um produto chamado SecureCode, que é um código privado que é habilitado cada vez que você faz uma transação em um site que suporta o serviço; esse código nunca é revelado para a loja.

A Visa Verified by, por outro lado, envia uma mensagem pessoal quando você está fazendo uma transação online e um código secreto que serve para autorizar a compra. Verifique com o seu banco ou instituição financeira para ver se estas opções estão disponíveis.

Para verificar se o seu cartão de crédito Mastercard tem SecureCode, Clique aqui. Para saber se o seu cartão tem Verified by Visa, você deve consultar a página da Operadora Visa de cada região.

Além dessas medidas de segurança, alguns bancos têm o seu próprio sistema de verificação. Isso pode incluir um código secreto e único, que geralmente é enviado por SMS para o celular do cliente, ou ainda a utilização de um aplicativo ou token que gera chaves de segurança para autenticar as transações online.

Verifique com o seu banco ou instituição financeira outras opções de segurança, a fim de manter os seus dados bancários sempre protegidos. Tanto a MasterCard, como a Visa oferecem proteção contra transações fraudulentas, on-line e off-line .

Verifique as configurações do seu navegador
Desabilite o auto-completar do seu navegador para evitar que os dados do seu cartão de crédito e informações pessoais fiquem gravadas sem que você perceba.

No Chrome, vá para Configurações e selecione Mostrar configurações avançadas. Na opção de Senhas e Formulários, clique em Gerenciar Configurações de preenchimento automático. Se tiver alguma informação salva, o recomendado é excluir todos os dados do seu cartão de crédito que foram automaticamente armazenado.

No Firefox, clique no botão Menu e selecione Opções. Na tela seguida selecione Privacidade e, depois, selecionar Não notificar sites sobre minhas preferências de rastreamento).

No Safari, vá em Preferências. Em seguida, clique em Preenchimento automático e depois desative as opções de dados de formulário armazenados, incluindo informações sobre o seu cartão de crédito.

No Internet Explorer, clique no ícone de Configurações e, em seguida, selecione Opções da Internet. Na aba de conteúdo, clique na guia que fica ao lado da seção e Autocomplete forma desabilitar as configurações.

Esteja ciente de onde e como você usa seu cartão
Minimize a probabilidade de ser vítima de um roubo de dados em massa. Em vez de manter as informações bancárias gravadas, digite os dados do seu cartão de crédito cada vez que você fizer uma compra on-line .

Além disso, certifique-se de usar um código de segurança (senha) de forma independente para cada conta que você tem. O código deve ser diferente dos códigos que você usa para a sua conta de e-mail e outros serviços da Internet.

Pode parecer óbvio, mas lembre-se de não expor o seu cartão de crédito em público, onde outras pessoas podem ver as informações na tela. Por exemplo, quando você usar caixas eletrônicos é importante proteger e impedir que estranhos assistam as suas transações.

Use outro serviço
Abine (anteriormente conhecido como DoNotTrackMe) oferece um serviço que fornece ajuda para adicionar uma camada adicional de segurança entre você e o vendedor on-line.

Para assinantes Premium, o serviço oferece uma função para mascarar o seu cartão de crédito que gera um número de cartão novo para cada compra que fizer.

Você também pode atribuir um valor fixo para a transação, de modo que não há nenhuma maneira de gastar mais dinheiro do que você atribuiu. A subscrição custa US $ 39 por ano, mas pelo menos por enquanto está disponível só nos EUA, embora a empresa diz que em breve estará disponível em outros mercados.

Se você gostou deixe um comentário!

Leia também: