468x60px

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Toner original ou compatível: Qual escolher?

Quando o assunto é suprimento para impressoras, são muitas as interrogações. Esse universo é cercado de dúvidas, pois são poucas as pessoas que buscam esclarecimento para suas questões.

No entanto, a reposição de cartuchos deve ser feita com muito cuidado, para que a impressora não seja danificada eventualmente.

Ao substituir o cartucho de toner, as opções são pelo produto original de fábrica ou pelo toner compatível. Sem conhecer muito sobre o assunto, acabamos optando pela opção mais rentável economicamente. De fato, os cartuchos compatíveis são mais baratos. Mas, além do preço, você conhece as diferenças entre toner original e compatível?

Os cartuchos originais são aqueles fabricados pela própria marca da impressora (HP, Lexmark, Epson, etc.) Se você possui uma impressora HP, em tese, deve comprar um cartucho dessa mesma marca. Os cartuchos originais são produzidos especialmente para a sua impressora, com base em pesquisas de desempenho e rendimento. Ou seja, os cartuchos originais deveriam ser preferência.

O problema é, obviamente, o preço elevado: na maioria das vezes, eles chegam a custar mais que o dobro, se comparados aos compatíveis.


Os cartuchos compatíveis são cópias muito próximas dos cartuchos originais, mas nunca são idênticos. Em outras palavras, eles são genéricos. Mesmo não sendo da mesma marca da sua impressora, o toner compatível tem a mesma funcionalidade do original.

Os cuidados a serem tomados ao optar por um cartucho de marca genérica são as certificações (ISO e IEC) e as garantias do fabricante. As certificações oficiais atestam a qualidade e o desempenho do produto. E, ainda, alguns fabricantes dão total garantia sobre o cartucho e sobre a impressora, caso o produto genérico danifique o equipamento.

Em resumo, não há maiores problemas em escolher um toner compatível, desde que você recorra a um produto confiável. Para não comprometer a sua impressora, pesquise muito bem antes de realizar a troca do suprimento. Busque lojas e fabricantes de prestígio no mercado de impressão, e se possível peça a opinião de quem já comprou esses produtos.

Economizar é essencial, mas não se pode pensar apenas a curto prazo. Lembre-se de que o bom funcionamento do seu equipamento está em jogo.

Escrito por: Rodrigo Rodrigues, CEO da Acesso Shop - www.acessoshop.com.br

Se você gostou, deixe um comentário!

Leia também: