468x60px

sexta-feira, 13 de março de 2015

ONG de ganhador do Nobel usa alta tecnologia contra trabalho infantil

Fundada em 2014 pelo Nobel da Paz Kailash Satyarthi, GoodWeave conta com ajuda da plataforma FileMaker na luta contra exploração de crianças em fábricas de tapetes artesanais.

A GoodWeave International, ONG com sede em Washington dedicada a evitar trabalho infantil na produção mundial de tapetes, está atingindo sua missão com auxílio da automação de operações por meio de uma solução personalizada criada com o sistema FileMaker.

O software ajuda a consolidar dados de 3,5 mil inspeções anuais em fábricas, do acompanhamento à produção certificada GoodWeave através de uma complexa cadeia de suprimentos e da gestão de doação de fundos, comunicações e operações financeiras da ONG.

Sem fins lucrativos, a Organização Não Governamental trabalha com os principais centros de consumo de tapetes artesanais do mundo e com as maiores áreas de manufatura do produto – localizadas no Nepal, Afeganistão e Índia – para incentivar os fabricantes a parar com a exploração de trabalho infantil.

Desde sua fundação, a GoodWeave tem conseguido resultados notáveis: o número das chamadas "crianças do tapete" foi reduzido em três quartos, caindo de 1 milhão para 250.000 menores. Como resultado de seus esforços, o fundador Kailash Satyarthi foi agraciado com Nobel da Paz de 2014.


Embora seja uma ONG de pequeno porte, para resgatar e proteger as crianças a GoodWeave realiza um esforço complexo e sistemático com grandes exigências de gerenciamento de dados. Utilizando a plataforma FileMaker, a produtora de software Colibri Solutions criou por meio de trabalho em boa parte voluntário uma solução personalizada que consolida a coleta de dados em três países feita por 45 colaboradores.

Eles realizam inspeções em mais de 65 fábricas, além de fazer o rastreamento de tapetes certificados através de 165 pontos da cadeia de suprimentos – que abrange fornecedores interligados e subcontratados em locais que vão de fábricas convencionais até pequenos galpões de teares e produtores caseiros em aldeias.

 Além disso, o sistema permite que um time de apenas 13 pessoas da sede da ONG faça a gestão de rastreamento, de captação de recursos, divulgação na mídia, atualizações de site e operações financeiras. Um dos módulos do software, por fim, faz o importante papel de proteção a dados sensíveis, entre os quais informações sobre as crianças resgatadas pelo programa.

A cada tapete produzido sem uso de mão de obra infantil é atribuído um número único, através do qual o software FileMaker o rastreia – não importa para onde no mundo o produto é enviado. Isso dá a varejistas e a consumidores conscientes certeza de estar em posse de um tapete com rótulo GoodWeave legítimo, cuja produção não implicou em exploração infantil.

O próximo passo da GoodWeave é acelerar as inspeções por meio da substituição do uso de papel por iPads dotados do FileMaker Go, APP gratuito disponível na App Store do iTunes.

"Somos uma equipe pequena com uma enorme missão", diz Nina Smith, diretora executiva e co-fundadora da GoodWeave. "Nossa solução FileMaker vem sendo fundamental para o sucesso da luta contra a exploração infantil. No futuro, vamos replicar essa abordagem baseada nos mercados que estamos tendo na GoodWeave em outros setores da indústria."

Sobre a FileMaker, Inc. - A FileMaker, Inc. é uma subsidiária da Apple focada em capacitar equipes para criar com facilidade soluções de negócios para iPad, iPhone, Windows, Mac e web. Milhões de usuários, de pessoas físicas a algumas das maiores companhias do mundo, usam soluções criadas com a Plataforma FileMaker para simplificar processos de negócios, gerenciar informações críticas e aumentar a produtividade.

Mais informações sobre a FileMaker no Brasil:
Site Brasil: www.filemaker.com/br
Atendimento ao Cliente: www.filemaker.com/br/support

Assessoria de Imprensa FileMaker Brasil
Allameda.com
Renata Bosco / Mauricio Bonas – 11.3926-5580 | renata@allameda.com - atd@allameda.com


Leia também: