468x60px

domingo, 30 de agosto de 2015

Aplicativo do Google Tradutor já traduz imagens em 27 idiomas.

O serviço de tradução do Google pode até não ser 100% - afinal, as traduções saem literais, não levando em conta diversos fatores linguísticos -, mas ninguém pode negar que ele quebra um galho.

São mais de 90 idiomas disponíveis na página do tradutor, além de a opção de utilizar o recurso quando você quiser e onde você quiser através do aplicativo mobile.

Recentemente, o aplicativo do Google Tradutor passou por algumas atualizações, e entre elas a incorporação de um novo recurso: o Word Lens. A tecnologia adquirida pela empresa tornou possível traduzir placas - ou qualquer outra imagem - através da câmera do smartphone.

Inicialmente, a ferramenta contava com apenas sete idiomas: inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, russo e português. Agora, fora da fase experimental, o aplicativo ganhou uma nova atualização que adiciona mais 20 idiomas para tradução através de imagens.

Imagem:  TechTudo

Para quem pretende viajar para o exterior e não é expert no novo idioma, esses recursos podem ser essenciais. Se você não souber ler uma placa ou um menu de restaurante, por exemplo, basta abrir o aplicativo, clicar na câmera e enquadrar a imagem que contém o texto a ser traduzido.

Rapidamente, o recurso se encarrega de traduzir da melhor forma possível o conteúdo. Outro ponto interessante é que a tradução fica diretamente na tela, sobreposta ao texto que foi traduzido.

Para mostrar a eficiência e agilidade da nova versão do app, a equipe do Google Tradutor produziu um vídeo em que a letra de “La Bamba” é traduzida simultaneamente com a música.

Assista o vídeo:   https://www.youtube.com/watch?v=06olHmcJjS0

Enquanto a versão anterior da ferramenta tinha algumas falhas, a nova atualização possibilita ler até mesmo um papel amassado - basta focar no enquadramento para que o tamanho seja legível e caprichar na iluminação.

E caso você esteja se perguntando “mas não demora para traduzir?”, a gente responde: não demora! Graças ao uso de redes neurais convolucionais, a tradução acontece instantaneamente, inclusive no recurso de tradução de voz - que conta com 32 idiomas - e até mesmo sem conexão com Internet.

A atualização é fantástica para quem mora em regiões com uma Internet instável, como é o caso de alguns locais do Brasil, e a nova versão com os novos 20 idiomas - sueco, tailandês, dinamarquês, holandês, búlgaro, catalão, croata, tcheco, filipino, finlandês, húngaro, indonésio, lituano, norueguês, polonês, romeno, eslovaco, turco, ucraniano e hindi - já está disponível para Android e iOS.

Artigo escrito por: Humberto Puperi  da Cinco TI:  http://www.5ti.com.br/

   Se você gostou, deixe um comentário!

Leia também: