Atualidades Smartphones

O Smartphone do futuro será implantado em sua cabeça.

Você está conectado ao seu Smartphone 24 horas por dia, 7 dias por semana?  Então não seria difícil imaginar que o Smartphone de amanhã vai ser incorporado em seu corpo!

Nós estamos incorporando a tecnologia em relógios, camisas e sapatos. E ao ter um telefone implantado na cabeça, mão ou braço pode soar como ficção científica, mas não deixa de ser o próximo passo lógico.

Pelo menos, isso é o que pensam os líderes mais influentes da indústria que foram pesquisadas pelo Fórum Econômico Mundial, um grupo de líderes e magnatas mais poderosos do mundo que se reúnem para discutir as tendências tecnológicas do futuro.

Um telefone celular implantado em sua cabeça? Esse é o futuro, de acordo com uma nova pesquisa. A pesquisa oferece um vislumbre de sua visão do futuro e onde a sociedade é dirigida.

Muitos acreditam que estamos entrando em um momento de mudança importante, graças aos avanços em software. Isso inclui inteligência artificial, dispositivos conectados à Internet, impressão 3D e, sim, de Smartphone incorporado em nossas cabeças.

“Agora vem a segunda era da máquina”, disse Erik Brynjolfsson, diretor da Iniciativa da School of Management do MIT Economia Digital. “Os computadores e outros avanços digitais sendo feito pelo poder do cérebro – a habilidade de usar o cérebro para entender e moldar o nosso ambiente.

Quais são as previsões que irão abalar o nosso mundo? Imagine que Kate Beckinsale na refilmagem do suspense de ficção científica O Vingador do Futuro conversando com o seu chefe usando um telefone mão built-in.
Especialistas dizem que o “telefone” ou dispositivos integrados que são implantados no corpo usando a tecnologia sem fio pode estar disponível comercialmente em 2023.

Enquanto você não pode necessariamente querer levar mensagens de texto ou ligações telefônicas em sua cabeça, haverá muitas oportunidades para outros usos, especialmente no campo da medicina.

Durante anos, os médicos têm implantado marca-passo para manter o coração batendo e implantes cocleares para ajudar as pessoas com deficiência auditiva conseguir ouvir.

Isso é apenas o começo. Logo os dispositivos que se conectam aos telefones irão ajudar nas funções de saúde, como os níveis de glicose em diabéticos, um nível de atividade de um pacientes com problemas cardíacos, ou enviar alertas sobre qualquer doença detectada.

Embora existam muitos benefícios por trás dessa tecnologia, há também preocupação com a privacidade, a vigilância do governo ou simplesmente uma mudança radical na maneira que os seres humanos se comunicam uns com os outros.


◊ O advento dos carros autônomos. 

Outra previsão chave é que os líderes da indústria acreditam que em 2026 um em cada 10 carros nas estradas dos EUA será um indivíduo autônomo; ou seja, sem motorista. Isso é apenas uma década a partir de agora.
Empresas como a Audi e Google já estão avaliando a condução destes carros, e outras empresas também estão intensificando seus esforços nesta área.
A ideia é que os carros sem motoristas serão mais eficiente e mais seguro do que os carros que são conduzidos por seres humanos, porque eliminam o fator mais imprevisível: nós.

Outro ponto positivo e sobre impacto que esta tecnologia poderia ter no fornecimento de transporte confiável para a população de idosos e pessoas com deficiência.


♦ Existem desvantagens?

Sim. Os motoristas de táxi e caminhões podem perder o seus empregos. E há riscos de segurança cibernética em carros que poderiam ser hackeados com mais facilidade.

No ano passado, dois hackers mostraram que poderiam controlar o painel de um carro autônomo e assumir a direção e freios, bem como seu sistema de entretenimento enquanto se movia.

Essas novas tecnologias oferecem riscos, mas é um “caminho sem volta”. Agora cabe as empresas aperfeiçoar para que se tornem viáveis comercialmente.

O Google diz que seu carro autônomo estará disponível em 2020. Em 2012, Nevada tornou-se o primeiro estado a permitir o uso de veículos autônomos.

A pesquisa constatou um total de 21 “pontos de viragem” para as tecnologias que podem soar futurista, mas na realidade são apenas alguns anos para o “futuro chegar”. Estes incluem óculos de leitura com acesso à Internet e o primeiro transplante de fígado feito em uma impressora 3D.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.