468x60px

sábado, 30 de abril de 2016

Usar fones de ouvido pode prejudicar sua audição?

Praticamente todos usam esse acessório cada vez mais comum. Um item que costuma vir junto aos celulares, os fones de ouvido variam de preço, modelos, tamanhos ou potência para atender melhor a exigência dos usuários.

Para os amantes da música ou os querem simplesmente ignorar um som do ambiente que está, é preciso tomar alguns cuidados quanto ao uso dos fones de ouvido.

Não é de hoje que ouvimos falar que usar fones de ouvido pode causar complicações futuras ou até certos problemas a curto prazo. 

O que pode até causar uma dúvida em nós é a seguinte pergunta: Usar fones de ouvido sempre é prejudicial? Vamos considerar alguns pontos.

1- O volume
O limite de decibéis (dB) que o ser-humano consegue ouvir sem que haja comprometimento em sua audição é de 85 dB, por até 8 horas exposto a essa intensidade. Se a intensidade aumentar, para que não haja danos a sua audição, o tempo deve ser reduzido pela metade a cada 5 dB "extras". Por exemplo: se a intensidade for 90 dB, o tempo limite cai para 4 horas, e assim por diante.

Alguns aparelhos eletrônicos que reproduzem mp3, como notebooks e celulares, por exemplo, podem variar sua intensidade máxima de 90 a 120 dB. 


Os especialistas no assunto sempre aconselham a manter o volume de seu aparelho quando usar fones de ouvido a, no máximo, 60% de sua capacidade máxima por uma hora. Se houver necessidade de continuar a usá-lo, recomenda-se uma pausa de alguns minutos e, se possível, a diminuição do volume.


2- O fone de ouvido
Diante dos muitos modelos e tamanhos disponíveis ao consumidor, escolher o modelo certo pode evitar danos a sua audição. Especialistas aconselham os fones maiores, que cobrem toda a orelha. 

Isso porque ele isola os ruídos do ambiente e permite que você ouça bem suas músicas num volume mais baixo. Este tipo de fone é mais confortável para os ouvidos, diferente dos menores, que se alocam mais perto das células auditivas, fazendo o som chegar com mais força.


3- Quando escuta a música
Também leve em conta o estilo de música que você ouve e as situações em que vai ouvi-la. 
Especialistas aconselham a não dormir com fones de ouvido, tanto pelo material plástico do fone que pode se tornar tóxico para o ouvido quanto pelo longo tempo de exposição ao som.

Como vimos no ponto 2, é importante também escolher corretamente o local onde vamos ouvir. Se você se incomoda com o barulho do ambiente em que está, muito provavelmente expor o seu ouvido a mais sons poderá ser prejudicial dependendo de onde esteja.

Então, fica claro que o uso em si do fone de ouvido não é prejudicial, desde que se leve em conta o tempo, o volume, o tipo de fone e o local que usa.

Escrito por: www.darno.com.br


Deixe um comentário!

Leia também: