468x60px

domingo, 13 de novembro de 2016

Computador lento e travando? Veja dicas práticas que podem solucionar estes problemas.

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do site Infotec Blog

Que atire a primeira pedra aquele que nunca perdeu a paciência diante de um computador lento e que trava o tempo todo! Difícil encontrar alguém, não é mesmo?

Com o passar do tempo é comum que um PC não apresente a mesma eficiência desempenhada nos primeiros meses ou anos de uso, mas isso não significa necessariamente que você deve desistir dele e partir para uma nova compra, pois há medidas simples que podem deixar sua máquina mais rápida, confira algumas delas a seguir:

Remova Arquivos e Programas Supérfluos
Arquivos e programas pesados - ou em excesso - podem sobrecarregar o disco rígido, causando assim lentidão em todo o sistema, por isso é sempre bom fazer uma faxina no PC, deletando arquivos que não são utilizados e desinstalando programas desnecessários.

Visite suas pastas e documentos para deletar os arquivos supérfluos; aproveite para remover também arquivos que se acumulam no HD e você não vê, como os arquivos temporários.

Para isso, busque por “limpeza de disco” no campo de pesquisa do menu inicial, clique no programa e quando a janela abrir selecione os arquivos que deseja deletar.

Para desinstalar um programa no Windows você precisa acessar o "Painel de Controle", buscar a aba "Programas" e clicar em "Desinstalar programa". Em seguida, a janela mostrará os programas instalados no computador e para deletá-los você só precisa clicar na opção "Desinstalar".

Fique atento: antes de remover qualquer arquivo ou programa, certifique-se que ele realmente é descartável.

como formatar PC

Desfragmente o Disco Rígido (HD)
A medida que você realiza ações no computador, o sistema operacional vai adicionando e removendo dados ao disco rígido.

Durante esse processo, espaços vazios entre os arquivos acabam se formando e, depois de um tempo, o computador esbarra nesses "buracos" ao tentar processar bytes no HD, o que gera maior lentidão na conclusão de ações.

A solução então é desfragmentar o disco rígido. No Windows esse processo é bastante simples, já que o sistema conta com desfragmentador embutido: no campo de pesquisa do menu inicial busque por "Desfragmentador", clique e quando uma nova janela abrir selecione a opção "Desfragmentar disco" - o padrão para o sistema operacional é a unidade "C:".

Importante: a desfragmentação pode levar horas para ser concluída, por isso lembre-se de iniciar o procedimento em um horário que o computador não será utilizado.

Verifique Quais Programas São Executados Automaticamente

Programas podem ser configurados para rodar juntamente com a inicialização do computador e permanecem em operação enquanto ele estiver ligado. Essa ferramenta pode ser útil em alguns casos, mas em outros pode servir apenas para deixar o PC mais lento.

Para definir quais programas devem ser inicializados com o computador, acesse o menu inicial, busque por "executar" e na nova janela digite "msconfig", na janela "Configurações do Sistema" clique na aba "Inicialização de Programas" e marque apenas os programas que você deseja inicialização automática.

Elimine Vírus e Malwares
A presença de vírus ou malwares é uma das principais causas de lentidão em computadores. Para verificar a situação da sua máquina e eliminar possíveis ameaças, a solução mais eficiente é a instalação de um programa de proteção contra vírus, como por exemplo, um dos antivírus da Bitdefender, que oferecem a melhor proteção sem prejudicar o desempenho do computador, e ainda contam com ferramentas que liberam espaço e otimizam o sistema.

Depois de instalar o programa antivírus, solicite que ele faça uma varredura em busca de vírus e delete os arquivos infectados. A partir disso, lembre-se de manter o software atualizado e ficar atento aos alertas emitidos por ele.

Essas foram as nossas dicas, você tem mais alguma sugestão para melhorar a velocidade de um PC? Compartilhe através dos comentários.

Leia também: