Aplicativos monitoram motoristas - Aplicativos que monitoram os motoristas prometem desconto no seguro do carro.
Aplicativos Noticias

Aplicativos que monitoram os motoristas prometem desconto no seguro do carro.

As seguradoras estão investindo em aplicativos para monitorar o modo que os clientes dirigem e isso pode gerar descontos no seguro auto.

Conhecidos como “apps espiões”, as seguradoras utilizam aplicativos para monitorar os motoristas enquanto dirigem. A boa notícia é que os clientes podem conseguir descontos no final do contrato, conforme eles dirigem. Saiba mais!

♦ Clientes podem conseguir descontos através de aplicativos espiões

As seguradoras brasileiras já estão usando os aplicativos “espiões”, ou seja, que monitora o modo de dirigir dos motoristas clientes. O intuito é de que esses apps possam mensurar riscos e como vantagem, os motoristas ainda ganham descontos na apólice.

A instalação do app é através do celular e o motorista pode ou não aderir à tecnologia, que inclui um sistema de telemetria que se conecta ao carro.

Após instalado, os “aplicativos espiões” passam informações sobre a condução, como se o motorista usou o celular, qual sua velocidade e frenagem e horários de uso do veículo mais frequentes.

Com essas informações, a ferramenta pontua o motorista, medindo o nível de risco sobre uma possível colisão ou sinistro.

Ou seja, o motorista terá uma espécie de cadastro sobre o seu perfil no trânsito e as seguradoras vão poder avaliar o risco que o cliente oferece no trânsito, em relação a sinistros e que geram custos para essas empresas.

Se o mesmo tiver uma pontuação positiva, receberá um desconto no valor do seguro auto. As seguradoras alegam que quanto mais segurança o motorista passar no trânsito, mais pontos ele vai conseguir acumular e eles podem ser recompensados por isso.

Entre as vantagens, estão descontos no seguro e franquia, além de outras, o que pode fazer com que as seguradoras consigam alcançar até novos clientes.


♦ Os aplicativos “espiões” são seguros?

A telemetria é regularizada e visa entender como o motorista dirige, avaliando frenagens bruscas, se utiliza o celular ao dirigir e outros comportamentos que podem resultar em sinistros.

Além disso, não é de uso obrigatório para quem é cliente das empresas que oferecem seguro de carro, mas sim um app opcional. E para melhor exatidão nas informações, o aplicativo atua junto com o GPS, de modo a permitir uma geolocalização mais precisa.

Através do aplicativo, tanto as seguradoras podem se beneficiar como os condutores. As seguradoras conseguem fazer uma melhor avaliação sobre os riscos de sinistros por cada cliente e conscientizar os motoristas, minimizando os riscos de acidentes no trânsito.

Já os clientes têm a chance de economizar com a proteção do seu veículo, contratando um seguro barato. Além disso, também vão ficar mais atentos para acumular pontos, o que resulta em uma condução mais segura.

Quem quiser instalá-lo, basta entrar em contato com uma seguradora e verificar se ela já disponibiliza o sistema para instalação.

Por: Andréia Silveira, colaboradora do site SeguroAuto.org.

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.