Dicas de segurança no Facebook - Dicas Para Usar o Facebook com Segurança.
Facebook Segurança

Dicas Para Usar o Facebook com Segurança.

Os ataques cibernéticos têm sido cada vez mais comuns às redes sociais. Acessar a conta do Facebook de alguém de forma maliciosa pode render rapto de dados pessoais e bancários, itens bastante interessantes para os hackers.

Ou seja, proteger sua conta do Facebook vai muito além de se prevenir contra publicações sem autorização em seu perfil: é perigoso que suas informações pessoais sejam expostas e utilizadas com má fé pelo invasor.

Tendo isso em vista, as plataformas têm investido em ferramentas que protejam os usuários e dificultem a invasão de terceiros em contas alheias. Desse modo, cada rede consegue proporcionar mais segurança e tranquilidade a quem utiliza as mídias sociais, como o Facebook.

Para proteger sua conta no Facebook e navegar em segurança, preparamos 3 dicas simples. Confira!


≡ Configurações – Segurança e Login

Configurações do Facebook

Ao identificar a frequência de invasão a perfis da rede, o Facebook otimizou as ferramentas de segurança para preveni-los e dificultá-los.

Na parte de “Configurações” é possível encontrar as seções de “Segurança e Login” e “Privacidade”, onde existem diversas recomendações e opções para auxiliar na blindagem do seu perfil.

Algumas dessas recomendações são:

  • Na seção de “Privacidade” “Quem pode ver suas publicações futuras?” → “Amigos”: quando você encontra um desconhecido na rua, seria estranho ir até ele e contar sobre sua vida, certo? É o mesmo princípio aplicado nesta dica.

Ao restringir as pessoas que veem seu perfil, você fica protegido dos olhos de desconhecidos sobre a conta.

  • Na seção “Segurança e Login” “Configuração de segurança extra” “Notificações – Receber Notificações”: quando ativada, essa configuração envia notificações quando detecta acesso à sua conta a partir de dispositivos desconhecidos.
  • Na seção “Messenger – Receber Notificações”: mesma situação citada acima, só que para o bate-papo do Facebook.

Vale a pena olhar todas as opções e habilitar as que você achar mais necessárias.


≡ Tenha Cautela com as Senhas

Segurança para as senhas

Uma das formas mais eficazes de proteger sua conta do Facebook é escolher uma boa senha. Quanto mais elaborada ela for, mais difícil será a invasão de terceiros nas redes sociais.

Para isso, evite utilizar combinações óbvias como datas de nascimento, nome de filhos, pai, mãe, cônjuge, entre outros. Senhas como “minhasenha”, “minhasenhaéboa”, “12345678” ou “1234asdf” facilitam o ataque cibernético de pessoas com más intenções.

Construa senhas com grau de dificuldade elevado. Para isso, adicione letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números.


≡ Acesse em Dispositivos de Confiança

 A maior dica de todas é acessar a conta do Facebook a partir de dispositivos de confiança. Ao invés de se conectar a uma rede pública ou em computadores alheios, dê prioridade para acessar apenas em seus dispositivos pessoais.

Uma ótima maneira de manter o seu computador ainda mais seguro é ter um bom antivírus instalado.  Atualmente, existem diversas opções de antivírus gratuito que garante segurança e proteção ao seu dispositivo.


Você conhece alguma outra dica para proteger a conta do Facebook? Conte para a gente nos comentários!

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do Infotec Blog.

Imagens: Growth Startups, European Western;

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.