Como Proteger planilha do Excel com senha. - Como proteger com senha um arquivo do Excel.
Software Tutoriais

Como proteger com senha um arquivo do Excel.

As planilhas do Excel geralmente são aquivos confidenciais e precisam de uma proteção extra. Veja como criar uma senha e proteger o seu documento.

Se você usa um computador, provavelmente tem alguns documentos do Microsoft Excel no seu Mac ou PC que você não gostaria que outras pessoas encontrassem e lessem.

Afinal, o Excel é usado por consumidores regulares, empresas, instituições governamentais e milhões de pessoas em todo o mundo. 

Se você está criando gráficos, convertendo PDFs ou apenas inserindo linhas e mais linhas de dados, aqui está a melhor maneira de manter essas informações seguras, é aprender como proteger por senha um arquivo do Excel.

# Criando e Adicionando senha

Tela do Excel - Criptografar com senha

Etapa 1:  no Excel, abra o documento que você deseja proteger com uma senha.

Etapa 2: clique em “Arquivo” e, em seguida, em “Informações”.

Passo 3:  Em seguida, clique no botão “Proteger Pasta de Trabalho”. No menu suspenso, selecione “Criptografar com senha”.

Etapa 4: o Excel solicitará que você digite uma senha. Escolha uma que seja complicada e única e anote-o no seu gerenciador de senhas.

É fundamental que você se lembre disso, ou tenha acesso a uma cópia dela em um local seguro, pois se você esquecer, você perderá o acesso ao arquivo do Excel e a recuperação será muito difícil.

Tela de inserir senha para proteger pasta no Excel - Como proteger com senha um arquivo do Excel.

De agora em diante, sempre que você tentar abrir o arquivo, o Excel solicitará que você insira sua senha recém-criada.

Nota: Esta senha protege apenas esse documento individual, não todos os documentos do Excel no seu PC. 

Se você quiser que todos os arquivos do Excel tenham proteção semelhante, será necessário proteger por senha cada arquivo individualmente ou observar proteções mais avançadas.

Se você quiser ver se um arquivo do Excel tem proteção por senha ou não, verifique a guia “Informações” do documento e examine a seção “Proteger pasta de trabalho”. Ele dirá se uma senha é necessária para abrir aquele arquivo ou não.

Agora que você protegeu por senha seus arquivos mais importantes, pode valer a pena considerar a inclusão de camadas extras de segurança em seu sistema. 

A maneira mais fácil de proteger um grande número de arquivos é criptografá-los. Felizmente, os programas de criptografia não são difíceis de encontrar. 

Usuários do Windows 10 Professional têm um utilitário de criptografia embutido, chamado Bitlocker , mas se você quiser baixar uma versão gratuita com muitas opções de personalização para muitos tipos de dados, você pode experimentar os downloads de código aberto do Crypto Expert 8 ou VeraCrypt .

# Outras opções de Segurança

O Excel também permite aplicar mais opções de segurança personalizadas ao seu arquivo, se necessário. 

É importante saber o que essas outras opções fazem, para que você possa criar a segurança correta para o seu projeto. Em “Proteger Documento”, você terá vários recursos adicionais, que podem ser úteis:

Marcar como Final : Isso marcará o arquivo como concluído, o que permite que outras pessoas saibam que não devem fazer alterações. Isso não protege o arquivo por trás de uma senha, por isso não oferece segurança.

Proteger Planilha atual : Protege a planilha atualmente selecionada com uma senha para que as pessoas não possam fazer nenhuma alteração. 

É uma opção útil se houver apenas uma planilha na pasta de trabalho que você deseja proteger, e você não se importa se as pessoas puderem ver as informações – você simplesmente não quer que elas mexam com nada. 

Você notará que há também uma opção para fazer isso com a “Estrutura da pasta de trabalho”, que protege os dados da pasta de trabalho contra alterações, a menos que as pessoas tenham a senha.

Restringir acesso : o acesso restrito é uma opção interessante usada por organizações em que a TI criou modelos de segurança que basicamente bloqueiam arquivos do Excel somente para determinadas pessoas ou classificações. 

É útil em organizações maiores, onde algumas pessoas devem poder acessar o arquivo, mas nem todo mundo.

Adicionar uma Assinatura Digital : Isso simplesmente verifica o arquivo como a versão real, o que é útil ao enviá-lo para outras pessoas ou organizações e ao garantir que ele não tenha sido alterado. Também ajuda os arquivos a serem espionados quando você os envia digitalmente.

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.