Dicas Negócios

Dicas de automação para o seu estacionamento.

A administração e gerenciamento de estacionamento estão cada vez mais profissionais, o que faz com que as empresas dessa área precisem investir em inovação e qualidade para que se mantenham competitivas e rentáveis.

Entre as soluções usadas nesse segmento que proporcionam diversas melhorias ao empresário, está a automação dos processos. A seguir saiba do que se trata essa tecnologia e como ela pode ser implementada no seu estacionamento.

# O que é automação de estacionamentos?

A automação de um estacionamento consiste no investimento em softwares e hardwares que permitam a realização automática de processos do local, reduzindo a interferência humana nas práticas realizadas.

A automação permite integrar diferentes áreas de maneira que o controle torne-se centralizado e automático. Por exemplo, em vez de um funcionário ser responsável pela liberação da cancela, esse processo é realizado por um terminal automático após a inserção do cartão que foi quitado no guichê.

Outro controle que passa a ser possível é o de vagas disponíveis, sendo que o sistema faz a contabilização exata do número de carros estacionados no momento e atualiza essa informação em tempo real, de forma que o gestor sempre saiba quantas vagas estão ocupadas.

Esses são apenas alguns exemplos de tecnologias disponíveis para automação do estacionamento, sendo essencial que o gestor avalie quais são mais interessantes para o negócio de acordo com o estudo das particularidades do local, como movimentação, tempo médio de permanência.

# Como automatizar o estacionamento?

Existem diferentes formas de investir na automação do estacionamento,sendo que, independente do modelo escolhido, é importante que o gesto tenha consciência de que o acompanhamento das novas tecnologias e recursos deve ser uma estratégia permanente para que se mantenha a competitividade do estacionamento.

# Investimento próprio

Automação de Estacionamento

A primeira estratégia para automatizar o estacionamento é investir diretamente nas soluções, realizando a avaliação das tecnologias disponíveis e contratando uma prestadora de serviço que disponibilize esse software.

Nesse modelo o empresário deve fazer os investimentos necessários no espaço, como sinalização, equipamentos exigidos e infraestrutura para funcionamento da solução. Além disso, é preciso investir na capacitação e treinamento dos colaboradores, para que eles saibam como funciona a operação do sistema.

Dessa forma, o empresário deve acompanhar as novidades para atualizar as estratégias caso novas soluções sejam disponibilizadas no mercado.

# Terceirização do negócio

Terceirizar serviços de Estacionamento.

Outra opção para implementar a automação dos sistemas de um estacionamento é optando pela terceirização do negócio, no qual a administração e gerenciamento do local é cedida para uma empresa parceira responsável pelas estratégias que serão adotadas, incluindo a automação.

Nesses casos, a adequação e estruturação do estacionamento para atender às exigências do novo modelo, o treinamento da equipe para atuar com a solução e o investimento em novos recursos passam a ser responsabilidade da empresa terceirizada.

° Como isso ajuda na melhoria do faturamento?

O benefício da automação no faturamento do estacionamento é possível devido uma série de mudanças que são possibilitadas com essa solução,como:

  • Redução das fraudes no pagamento e tempo de permanência no estacionamento;
  • Maior satisfação do cliente,com praticidade que motiva a maior permanência;
  • Redução da mão de obra necessária para operacionalização do negócio;
  • Maior eficiência nos processos e decisões mais acertadas na administração e gerência.

A soma dessas vantagens possíveis com a automação do estacionamento resulta em um negócio mais lucrativo, sendo que esse aumento do faturamento pode ser revertido em estratégias que permitam aprimorar ainda mais os resultados.

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.