Dicas Smartphones

Na hora da compra: confira dicas para encontrar o modelo ideal de celular.

Descubra como analisar os principais componentes de um Smartphone.

Quem aí nunca precisou comprar um smartphone e foi logo pedindo indicações para os amigos? Mas também não é para menos, com tantas marcas, modelos, especificações e configurações diferentes, às vezes é até difícil escolher.

Por isso, este artigo vai tentar esclarecer alguns pontos importantes e explicar por que eles fazem, ou não, diferença na hora de escolher um Smartphone: memória interna, processador e por aí vai.

Quer entender como escolher o modelo ideal de celular sem precisar pedir ajuda de ninguém para isso? Então continue lendo.

 # Armazenamento

Celular com maior espaço de armazenamento.

Armazenamento de 16GB, 32GB e até 64GB, qual deles é melhor? Por que esse número é importante? Quanto maior a capacidade de armazenamento do seu celular, maior a quantidade de dados que você pode manter “guardados” nele.

Fotos, vídeos, músicas e aplicativos consomem a memória do armazenamento interno do aparelho. E, portanto, se você não quer toda hora ficar excluindo uma coisa para poder instalar outra, é preciso escolher um smartphone com ampla capacidade de memória.

Considerando que uma foto tirada com a câmera de um Smartphone tem 1,5MB de tamanho, em um aparelho de 32GB poderiam ser armazenadas mais de 20 mil fotos. Por isso, o armazenamento deve ser escolhido de acordo com a sua necessidade.

Lembre-se: não considere a capacidade de armazenamento de forma isolada. O sistema operacional nativo do aparelho já consome uma fatia considerável desse espaço todo, cerca de 2GB ou 3GB.

# Processador

Smartphone com o melhor processador.

Talvez esse seja um dos pontos mais complexos de entender, em especial por quem não tem muita familiaridade com a parte de hardware de computadores e celulares.

Para que você entenda de forma simples, imagine que o processador é o cérebro responsável por monitorar e fazer com que tudo aconteça. Ou seja, quanto mais potente, mais coisas o processador é capaz de executar.

Como saber se um processador é mais ou menos potente do que outro? Primeiro você precisa saber que isso é medido pela unidade de frequência Hertz, que pode ser Megahertz (1 milhão de Hertz) e Gigahertz (1 bilhão).

A frequência de Hertz é uma das formas de mensurar qualidade do processador. Mas, uma outra forma, é a quantidade de núcleos. Um processador Quad-Core possui quatro núcleos, ou seja, é como se fossem 4 cérebros em 1. E 4 cérebros trabalham de forma mais rápida do que 1 só.

Já os processadores Octa-Core possuem 8 núcleos, o que, dando continuidade no mesmo exemplo, significa que são 8 cérebros trabalhando juntos para dar mais agilidade a todas as funções do Smartphone.

# Câmera

Como escolher o celular com a melhor câmera.

Quando o assunto é câmera, como analisar qual é a melhor delas? O primeiro ponto é a quantidade de MP.

Quanto maiores os MP (megapixels) de uma câmera, maior será a foto. Mas é importante saber que a quantidade de megapixels não define, necessariamente, a melhor resolução de uma imagem.

O que define a melhor qualidade de imagem é a lente do celular. A combinação de muitos megapixels unidos a uma lente de qualidade é o combo perfeito para obter as melhores imagens. E quando o assunto é câmera, os aparelhos da Apple merecem destaque.

Para se ter ideia, um dos últimos lançamentos da fabricante, o iPhone XS, conta com sistema de câmera dupla, HDR inteligente, ajuste de controle de profundidade dentre outras características que influenciam diretamente na qualidade das fotos.

# iOS x Android

Qual sistema escolher no Smartphone  - Android ou iOS.

O sistema operacional é aquilo que faz a roda funcionar. Sem ele, você teria apenas um amontoado de peças. Os sistemas operacionais mais famosos disponíveis no mercado são o Android, desenvolvido pelo Google, e o iOS, da Apple.

Ambos possuem prós e contras, e podem agradar mais uns do que outros, isso depende do gosto e das necessidades de cada pessoa.

Uns acham o Android mais simples de usar, outros dizem que o sistema da Apple é tão intuitivo que uma criança que sequer consegue ler é capaz de usar o smartphone com tranquilidade.

Uma característica que pode ajudar você a se decidir é a possibilidade de personalização.

O Android possui vários aplicativos que ajudam a personalizar a aparência do sistema, e por isso ele pode ganhar o estilo que você deseja.

Além disso, diferente do iOS que está presente apenas nos smartphones da Apple, o Android é encontrado em aparelhos da Samsung, Nokia, Motorola, Asus e por aí vai. Você pode escolher entre uma infinidade de opções.

Em contrapartida, os dispositivos Apple, iMac, iPhone, iPad, Apple Watch e demais gadgets da companhia da maçã, são completamente integrados. Ou seja, ao receber um e-mail, a notificação pode ser vista pelo usuário em qualquer um dos seus dispositivos, que estão incluídos em um único ecossistema.

Um outro ponto positivo do iOS é o controle de qualidade. Os aplicativos que desejam fazer parte das prateleiras da App Store precisam, antes de mais nada, se submeter a uma análise minuciosa. Isso torna o sistema operacional da Apple um pouco mais seguro.

= Considere todos os pontos na hora de escolher.

O preço é importante, mas todos esses quesitos devem ser analisados na hora de comprar um smartphone.

Seja qual for a sua escolha, é melhor proteger o dinheiro investido. Contratando um seguro celular, em caso de quebra, líquido ou roubo você tem cobertura e não fica sem aparelho. Afinal, nos dias de hoje, não dá para arriscar, né?

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.