Dicas Segurança

Dicas para evitar Aplicativos Maliciosos no Smartphone.

Usar aplicativos no smartphone é essencial, pois é por meio deles que temos acesso a diversas facilidades, como programas de mensagens instantâneas, internet banking, jogos e muito mais.

Mas, é preciso ter cuidado na hora de baixar e instalar esses softwares, pois eles podem ser uma porta de entrada para hackers e cibercriminosos.

Apesar dos mecanismos de segurança do próprio aparelho, há casos em que os hackers conseguem passar despercebidos até pelos bloqueios dos fabricantes.

E você, sabe como descobrir se um app é perigoso? Preparamos algumas dicas rápidas para te ajudar a evitar aplicativos maliciosos. Confira!

1. Confira a Data de Lançamento do App

Printscreen com configurações de aplicativo

Essa dica é simples e muito comum entre usuários de smartphone. Quanto mais recente for a data de lançamento, maiores são as chances dos possíveis problemas decorrentes do uso ainda não terem sidos identificados e revisados.

Por isso, muita atenção com aplicativos recém-lançados!

2. Evite Baixar Apps Fora de Lojas Confiáveis

Muitos usuários adoram o sistema operacional Android porque ele oferece bastante liberdade. Entre as principais, a possibilidade de baixar aplicativos que estão fora da Google Play, a loja oficial, ou em outras lojas alternativas.

Parece tentador, não é? Porém, se existem apps suspeitos até dentro das lojas confiáveis, como garantir segurança ao utilizar lojas duvidosas? Por isso, recomenda-se que essa prática seja evitada.

Se for imprescindível fazer download de aplicativos fora das lojas oficiais, pesquise detalhadamente informações sobre o app na internet.

3. Verifique a Opinião de Outros Usuários

Em sistemas como Android, Windows Phone ou iOS, é possível verificar as análises dos apps de acordo com avaliações dos próprios usuários. É interessante estar atento ao que outras pessoas relatam sobre a instalação e uso do aplicativo.

É extremamente comum, por exemplo, encontrar reclamações sobre apps que travam ou funcionam lentamente. Muitas vezes isso pode ser um problema de armazenamento do próprio aparelho, não necessariamente do aplicativo.

Então a dica é: esteja atento à relatos sobre vírus, malwares ou qualquer outro comportamento estranho do aplicativo que possa comprometer o funcionamento do seu smartphone, coletar dados ou arquivos.

Casal utilizando computador e smartphone em café

4. Utilize um Antivírus para Celular

Essa também é uma forma efetiva para descobrir e se prevenir contra aplicativos maliciosos. Utilizar um antivírus para celular é uma boa opção, pois mesmo com precaução, ainda é possível instalarmos aplicativos que disfarçam suas intenções.

# Dicas Extras:

  • Não confie em apps que oferecem benefícios gratuitos
  • Evite aplicativos que pedem permissão para acessar informações que não condizem com o serviço prestado por ele
  • Busque informações sobre o desenvolvedor

E aí, gostou das dicas? Caso você tenha outra maneira para se proteger contra apps perigosos, conte pra gente nos comentários!

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Infotec Blog.

Imagens: Rawpixel (Unsplash), Techtudo, Rawpixel (Unsplash)

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.