cybersports e eSports LoL no Brasil
Games Internet

Os eSports de LoL ganham estatísticas e dados-chave em tempo real

Em novembro passado, com a finalidade de acompanhar melhor cada detalhe das principais competições de League of Legends no país, a Riot Games Brasil uniu-se à empresa estadunidense Esports One para oferecer uma ferramenta que aproveita a Inteligência Artificial e o Machine Learning, permitindo acesso mais fácil e rápido a fatos e estatísticas para os fãs de eSports e comentaristas das maiores competições de LoL.

Jogadores de LoL

Ferramentas adequadas para o crescimento dos eSports no Brasil.

Dentro da América Latina, o Brasil tornou-se o maior mercado dos eSports, com milhões de gamers seguindo as grandes competições, e graças às múltiplas plataformas que oferecem informações detalhadas e participação inclusiva sobre eles.

Além disso, League of Legends, o jogo emblemático da Riot Games, é um dos principais elementos nesse cenário.

Como mostra a ESPN, a Riot Games garante que o League of Legends continua a crescer no Brasil, devido aos muitos desenvolvimentos que ocorreram em torno deste jogo e suas competições.

Além disso, competições de LoL, como a Ultraliga, a Summoners Inn League, a Kayzr League ou a All-Star de Las Vegas, já adquiriram lugares privilegiados em plataformas como Betway, o site de apostas online em eSports, sendo outro exemplo da importância que os eSports têm dentro do país.

Um dos maiores destaques deste ano é que a empresa norte-americana Esports One, acaba de se associar à Riot Games Brasil, oferecendo uma ferramenta avançada de análise, completamente alinhada ao crescimento dos eSports no país.

Um fato fácil de perceber para qualquer espectador de uma partida de LoL, é que há tanta ação dentro do campo de batalha ao mesmo tempo, que é muito difícil manter a atenção em todos os detalhes.

Além disso, os comentaristas muitas vezes perdem pontos-chave de jogadores, equipes e suas estratégias, devido à dificuldade de acompanhar cada detalhe estatístico de cada um deles.

Com isso em mente, a empresa Esports One, desenvolveu um software que utiliza ferramentas como Inteligência Artificial e Machine Learning, para oferecer estatísticas em tempo real sobre todos os detalhes que acontecem dentro do campo de batalha.

Desta forma, milissegundos após uma ação ocorrer dentro do jogo, os comentaristas têm acesso a estatísticas e dados úteis, os quais são exibidos na tela da transmissão, e que podem dar uma indicação da possível direção da batalha, incluindo a porcentagem de vitórias ganhas por uma equipe, com base no monitoramento de uma estratégia particular.

Tornando-se um fenômeno do público, como apresenta o site Exame, o League of Legends é o videogame mais popular do mundo, e como referência do exposto, mostra-se que somente em 2016, a final da Copa do Mundo de LoL teve quase 13 milhões de espectadores a mais globalmente do que a final da NBA.

Videogames, LOL e as oportunidades oferecidas pelos seus prêmios

Algo que fez com que os videogames se tornassem o foco de atenção dentro de plataformas que tinham seu objetivo em jogos tradicionais como futebol, vôlei ou basquete, são os grandes prêmios que seus torneios podem ter, inclusive no nível universitário.

Como apresentado pelo site do SporTV, a equipe da UFABC resultou vencedora do desafio UniLoL, um torneio universitário de LoL organizado na primeira semana de dezembro, conferindo uma exposição nacional a esses novos talentos dos eSports.

A nível local, o torneio Unibave de League of Legends ofereceu às melhores equipes um troféu, medalhas e dinheiro, enquanto do outro lado do mundo os gamers também jogam por oportunidades.

No Reino Unido, a empresa de telefonia EE organiza um torneio onde o melhor jogador da competição terá a oportunidade de se juntar à equipe profissional de eSports Fnatic, que se tornou famosa por sua participação em torneios de jogos como o Clash Royale e League of Legends.

O reconhecimento obtido por um gamer amador para ser incluído dentro de uma das equipes profissionais mais representativas dos eSports é apenas uma motivação extra para todos os gamers que desejam fazê-lo profissionalmente.

Além disso, os desenvolvedores de videogames também encontraram várias oportunidades para melhorar seus talentos, e a Unesc já percebeu isso, porque desde 2014 oferece uma pós-graduação em jogos digitais, que é uma especialização focada no desenvolvimento de jogos e projetos para múltiplas plataformas.

Além do desenvolvimento profissional e econômico, os games ajudam a mente e a interação entre as pessoas, pois funcionam como um estímulo para o raciocínio lógico e a rapidez mental, o que também se torna uma recompensa automática para os fãs dos videogames.

eSports LoL no Brasil

Desde o seu lançamento para o público em 2009, o League of Legends tornou-se um dos jogos mais seguidos do mundo, e graças às novas ferramentas que Esports One e Riot Games trazem no país, agora muito mais pessoas vão poder seguir cada detalhe da ação no campo de batalha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.