Software Tutoriais

Cinco truques básicos que funcionam quando o PC precisa de uma faxina urgente

Por meio dos estudos e testes realizados no laboratório de TuneUp durante os últimos anos na campanha de “faxina no PC na mudança de estação” a empresa oferece os truques mais eficientes para todos os usuários.

TuneUp publica os resultados dos testes em seus laboratório e mostra as cinco dicas básicas mais eficientes ao alcance de todos os usuários para limpar os seus PCs.

Em apenas 15 minutos e com alguns cliques o usuário pode verificar quanto espaço em disco recuperar do seu PC, ultrabook, tablet ou laptop, com uma faxina simples.

Para testar a eficácia destes truques foram usadas três máquinas muito diferentes entre si:
Um PC para o jogo Alienware X51, que foi usado como um home cinema para reproduzir filmes em Blu-ray, um Tablet Samsung Series 7 com Windows 8 e um MacBook Air de 2011 com o Windows 8.

Todo o equipamento foi utilizado durante vários meses e o estado em que se iniciou o processo de limpeza foi o seguinte:

O PC Alienware X51 tinha um grande capacidade de disco rígido no qual ainda havia espaço suficiente, no entanto, notou-se uma perda progressiva de desempenho e fiabilidade nos últimos tempos. O Tablet Samsung Series 7 (64GB SSD) quase alcançou o limite de espaço disponível em disco, e até mesmo o MacBook Air, trabalhava com apenas 10 GB de espaço livre.

TuneUp disponibiliza os 5 truques básicos mais eficientes para limpar o seu PC

1. Desfazer-se de programas muito antigos para aumentar o desempenho do sistema
Para desinstalar programas que o usuário não precisa ou não são usados há anos, basta acessar a lista de aplicativos no painel de controle do Windows e clicar em “Desinstalar”.

No entanto, nem todos os programas podem ser identificados facilmente e não é fácil descobrir a última vez que este foi usado. Neste caso, a ferramenta TuneUp recomenda o TuneUp Uninstall Manager, na guia Otimizar sistema e logo em Desinstalar programas, onde o usuário obterá uma descrição mais amigável dos programas mostrando, entre outros detalhes, quando eles foram utilizados pela última vez. Esta limpeza também elimina os processos que atrasaram a inicialização do sistema.

2. Deixar hardware limpo
A limpeza física do equipamento deve estar entre as primeiras tarefas a ser realizar neste faxina. Eliminar poeira do interior da torre do PC, além dos ventiladores, e desengordurar o teclado do computador portátil é essencial para se ter uma máquina em ótimas condições.

Se os ventiladores acumulam muita poeira, não atingirão a velocidade de rotação (RPM), necessária para refrigeração, fazendo com que o CPU / GPU aumente sua temperatura. Normalmente este efeito provoca uma redução automática de velocidade para evitar o sobreaquecimento ou mesmo travar o sistema.

3. Utilizar uma ferramenta para limpar o disco de forma regular
Depois de um dia de uso regular do PC, laptop, netbook ou tablet, este terá acumulado uma tonelada de dados desnecessários.

TuneUp Utilities 2013 oferece duas novas ferramentas, o TuneUp Disk Cleaner e TuneUp Browser Cleaner, que não só apenas comprovam os arquivos temporários e desnecessários que o Windows acumula, mas também elimina os desperdícios de mais de 170 softwares populares.

No Tablet Samsung Series 7 este processo permitiu que o dispositivo respirasse novamente, liberando 2,4 GB de dados desnecessários e permitindo desativar o arquivo de hibernação, resultando em 3,2 GB de espaço livre.

4. Eliminar Apps grandes (somente no Windows 8)
Alguns dos novos aplicativos, especialmente jogos e aplicativos pesados de multimídia tendem a consumir espaço no disco. No entanto, quando a mensagem de pouco espaço em disco aparece, o Windows 8 não propõe de forma proativa quais os aplicativos que o usuário pode apagar e que roubam grande quantidade de espaço no disco.

Estes podem ser encontrados acessando: Configurações na barra direita da tela, Mudar configurações do PC, em seguida, Geral, onde irá encontrar um botão que diz Ver tamanho de aplicativos.

No MacBook Air foram encontrados diversos jogos, que ninguém mais jogava, ocupando uma grande quantidade de espaço e muitos apps desnecessários resultando em 2.9 GB liberados.

5. Eliminar os dados desnecessários acumulados no iTunes
iTunes é o aplicativo de uso diário para a sua música, séries, filmes, aplicativos e podcasts. No entanto, tudo isto pode ocupar muito espaço no disco.

Para manter a pasta do iTunes impecável, o usuário deve eliminar podcasts antigos e colocar um limite de arquivos salvos, apagar músicas duplicadas, filmes e seriados vistos e esquecidos, se desfazer de aplicativos desnecessários (e suas cópias de segurança), limpar os caches de Álbum e revisar os backups redundantes de seu iPad, iPod ou iPhone.

Se você gostou deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.