Dicas Profissão TI

Já pensou em obter uma certificação ITIL e alavancar a sua carreira?

Conhecer ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e se certificar pode ser uma grande aposta para crescer profissionalmente e conquistar credibilidade no mercado. 

Só no ano passado, os investimentos em gerenciamento de serviços de TI somaram R$ 3,5 bilhões em todo o mundo, segundo pesquisa do itSMF, órgão que coordena o modelo ITIL e que oferece suporte para exames de competência. 

O Brasil já descobriu as vantagens dessa metodologia. Cerca de 85% das empresas já investem em governança de TI e 33% já a adotaram. Quanto maior o número de profissionais de uma empresa certificados em ITIL, maior a chance do cliente escolher como seu parceiro em serviços.


Desvendando a certificação ITIL
ITIL é um modelo de referência de gerenciamento de processos de TI criado pelo governo britânico a partir de pesquisas realizadas por Consultores, Especialistas e Doutores. Esse modelo tornou-se recentemente a norma ISO 20.000, sendo um anexo da ISO 9000/2000. 

O foco de ITIL é na melhoria da eficiência, da eficácia, da qualidade total de gerenciamento e da redução de riscos no ambiente de TI.

A certificação visa a criação de uma interação entre o usuário e o ambiente de TI, oferecendo um treinamento básico para possibilitar que essa interação se torne intuitiva posteriormente. Um dos objetivos é desmitificar os processos de TI e torná-los mais acessíveis. 

Com melhor entendimento sobre o assunto, há maior adequação nos processos, nas soluções e na entrega para os clientes, o que contribui para gerar maior compreensão também por parte deles sobre as razões de implementação dos serviços.

Os principais módulos da certificação ITIL são IT Service Support e IT Service Delivery. Todas as suas normas estão descritas em aproximadamente oito livros. Lá estão os principais processos e recomendações das melhores práticas de TI avaliadas em todo o mundo. O modelo leva em consideração processos, pessoas e ferramentas como os três pilares do sistema de gerenciamento de serviços de tecnologia. 

O ITIL estabelece métricas de controle para a área que, analisadas em conjunto com outras ferramentas, possibilitam uma visão geral da empresa e do mercado e permitem melhor alinhamento das soluções de TI com o negócio.

Muitas disciplinas de ITIL impactam ou estão diretamente relacionadas às ofertas para clientes internos e externos e funcionam como uma ferramenta de suporte à área de ITDelivery na tentativa de ajudar a entregar a a melhor solução ao cliente. 

Assim, o conhecimento de ITIL e a adequação ao modelo passa a ser muito útil não apenas nos processos de delivery mas também para agregar valor às propostas de venda. 

Segundo Marcello Cardoso da Motta, instrutor e ITIL Service Manager, a certificação tem hoje como referência 12 disciplinas estudadas do ponto de vista do fluxo de operação, interfaces, benefícios, partes envolvidas e podem ser aplicadas em empresas de todos os segmentos e tamanhos.

O primeiro nível, ITIL Foundation Certificate, tem como objetivo garantir que o candidato adquira conhecimento sobre a terminologia, a estrutura e os conceitos básicos do modelo e que ele compreenda os princípios centrais de suas práticas para o gerenciamento de serviços. 

O alvo da certificação são pessoas que precisam de conhecimento básico sobre a estrutura ITIL e de como ela pode ser usada para melhorar a qualidade de serviços de TI nas organizações. 

Também é indicado a profissionais de TI que precisam de informação sobre como contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados a clientes que já tenham adotado o modelo ITIL. Para receber a certificação o candidato deve passar por um treinamento de dois dias e meio baseado em exercícios e em seguida realizar uma prova.

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