Como usar fones de ouvido corretamente
Dicas Eletrônicos

Usar fones de ouvido pode prejudicar sua audição?

Você sabe como usar fones de ouvido corretamente? É verdade que os fones de ouvido podem prejudicar a audição? Saiba mais sobre essas dúvidas.


Praticamente todos já usaram em algum momento ou usam atualmente esse dispositivo cada vez mais comum e moderno, principalmente as pessoas mais jovens e antenadas nas tendências.

O fone de ouvido é um acessório que costuma vir junto aos celulares, esse item pode variar muito em relação ao preço, modelos, tamanhos ou potência para atender melhor a exigência dos usuários.

Para os amantes da música ou os querem simplesmente ignorar o som do ambiente em que estão, é preciso tomar alguns cuidados quanto ao uso dos fones de ouvido.

Não é de hoje que ouvimos falar que usar fones de ouvido pode causar complicações futuras ou até certos problemas de audição a curto prazo.

O que pode até causar uma dúvida em nós é a seguinte pergunta: Usar fones de ouvido sempre é prejudicial? Vamos considerar alguns pontos.

  • 1 – O volume

O limite de decibéis (dB) que o ser-humano consegue ouvir sem que haja comprometimento em sua audição é de 85 dB, por até 8 horas exposto a essa intensidade.

Se a intensidade aumentar, para que não haja danos a sua audição, o tempo deve ser reduzido pela metade a cada 5 dB “extras”. Por exemplo: se a intensidade for 90 dB, o tempo limite cai para 4 horas, e assim por diante.

usar fones de ouvido

Alguns aparelhos eletrônicos que reproduzem mp3, como notebooks e celulares, por exemplo, podem variar sua intensidade máxima de 90 a 120 dB.

 Os especialistas no assunto sempre aconselham a manter o volume de seu aparelho quando usar fones de ouvido a, no máximo, 60% de sua capacidade máxima por uma hora.

Se houver necessidade de continuar a usá-lo, recomenda-se uma pausa de alguns minutos e, se possível, a diminuição do volume.

  • 2 – O fone de ouvido

Diante dos muitos modelos e tamanhos disponíveis ao consumidor, escolher o modelo certo pode evitar danos a sua audição. Especialistas aconselham os fones maiores, que cobrem toda a orelha.

 Isso porque ele isola os ruídos do ambiente e permite que você ouça bem suas músicas num volume mais baixo.

Este tipo de fone é mais confortável para os ouvidos, diferente dos menores, que se alocam mais perto das células auditivas, fazendo o som chegar com mais força.

  • 3 – Quando escuta a música

Também leve em conta o estilo de música que você ouve e as situações em que vai ouvi-la.

Especialistas aconselham a não dormir com fones de ouvido, tanto pelo material plástico do fone que pode se tornar tóxico para o ouvido quanto pelo longo tempo de exposição ao som.

Como vimos no ponto 2, é importante também escolher corretamente o local onde vamos ouvir.

Se você se incomoda com o barulho do ambiente em que está, muito provavelmente expor o seu ouvido a mais sons poderá ser prejudicial dependendo de onde esteja.

Então, fica claro que o uso em si do fone de ouvido não é prejudicial, desde que se leve em conta o tempo, o volume, o tipo de fone e o local que usa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.