Software Utilitários

Banco Original cria robô para dar assistência financeira a clientes

O Projeto, que utiliza a tecnologia Watson da IBM, já está sendo usada por 1.000 clientes.

O Banco Original sai mais uma vez na frente e chega com outra inovação que promete revolucionar o relacionamento entre clientes e o banco. Trata-se da Ori, uma inteligência artificial que funciona como uma assistente pessoal e financeira.

 A simpática robô foi construída para interagir com os usuários sobre questões de suas contas-correntes. Essa é a mais nova iniciativa do Original para revolucionar a relação com as finanças.

 O primeiro passo foi o lançamento do Open Banking, focado na comunidade de desenvolvedores, que permitiu a integração de diversos aplicativos com os serviços do banco, por meio da abertura de APIs (Interface de Programação de Aplicativos, em inglês).

Isso permitiu que os correntistas tivessem acesso às suas informações bancárias fora do ambiente do Original, como por exemplo, nas redes sociais.

Com a Ori, os clientes conversam e interagem com o Banco Original por meio de uma plataforma de inteligência artificial e podem tirar dúvidas sobre sua situação bancária. Por exemplo, perguntando: “Ori, quanto eu gastei com Uber no Cartão?”, “Qual é a cotação do Bitcoin hoje?”, ou, “Busque Juros em minha conta”.

Outra possibilidade é fazer tudo isso com comandos de voz, por exemplo falar: “Transferir 10 reais para João”, a transação será efetuada de maneira segura. O robô é programado para responder a várias questões e quanto mais ele for indagado, mais ele vai se aperfeiçoando, explica Henrique Jozala, Head de Inovação do Original.

“A Ori é um aplicativo que funciona como um assistente virtual para o cliente se relacionar de forma diferente com o banco. Uma nova forma de interagir, utilizando uma plataforma de voz e chat para acompanhar suas finanças e realizar as operações de forma intuitiva e conversacional.

Ela faz uso do sistema Watson da IBM, que é uma plataforma de inteligência artificial, programada para responder perguntas humanas, a qual aprende a partir destas interações e aprimora a entrega dos produtos e serviços por meio desta aprendizagem constante”, explica Cláudia Woods, diretora de varejo.

A solução está em beta e neste primeiro momento, mil clientes selecionados pelo banco já estão interagindo com a Ori. O que o Banco Original deseja é que as pessoas utilizem o recurso para contribuir com a melhoria desta nova solução.

A Ori, disponível para clientes e não clientes, pode ser utilizada por meio de convite ou pedindo um acesso pelo próprio aplicativo e aguardar na fila de espera.

“Após as fases de testes, a Ori vai se conectar com as demais tecnologias e estará disponível na plataforma do Banco Original, criando mais possibilidades de novos serviços inovadores”, finaliza Cláudia.


Sobre o Banco Original

O Banco Original é um uma instituição financeira brasileira privada, controlada pela holding J&F Investimentos, com atuação nas áreas de Corporate, de Agronegócio e agora no varejo.

Em 2013, iniciou investimentos na construção de um banco totalmente digital com proposta inovadora, sendo o primeiro banco do Brasil que nasceu 100% digital. O aplicativo para abertura de conta online e acesso ao Banco Original está disponível para iOS e Android.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.