Aplicativos Software

3 Maneiras simples para desinstalar os Aplicativos padrão do Windows 10.

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog InfoTec Blog.


Os recursos nativos do Windows 10 vieram para melhorar e facilitar a experiência do usuário. Contudo, nem todos ficam satisfeitos com os diversos aplicativos do sistema operacional.

Apesar de não ocupar muito espaço, alguns recursos utilizam dados da internet para atualizar informações que nem sempre são relevantes para o usuário e iniciam sua operação automaticamente, o que pode afetar o desempenho da máquina.

A boa notícia é que a maioria desses aplicativos podem ser removidos. No entanto, é recomendável fazer uma boa análise antes de excluí-los: alguns deles podem ser bem úteis. Além disso, aplicativos nativos do sistema operacional costumam funcionar melhor que outros softwares.

Mas, se você está mesmo decidido a excluir alguns ou todos os aplicativos, confira as dicas que preparamos sobre como remover os aplicativos nativos do Windows 10:


⇒ Direto no Aplicativo

Não são todos, mas alguns dos aplicativos nativos do Windows 10 podem ser excluídos de forma extremamente fácil: basta clicar com o botão direito em cima do programa que deseja remover e selecionar a opção “Desinstalar”.

Este recurso serve para aplicativos como o News, Money e GetOffice.


⇒ Utilizando o PowerShell

O PowerShell é um recurso do Windows que permite o gerenciamento das configurações e automação das tarefas do sistema operacional. Para acessá-lo, clique no Menu Iniciar e, no campo de busca, digite: Windows PowerShell.

Outra forma de encontrá-lo é utilizando o atalho Windows+R, para acessar a ferramenta “Executar”. Então, digite Windows PowerShell e clique em OK.

Ao abrir a ferramenta, é necessário digitar um comando a ser executado e o programa será removido: Get-AppxPackage NOME  DO APP | Remove-AppxPackage. Veja alguns exemplos:

3D Builder: Get-AppxPackage *3dbuilder* | Remove-AppxPackage

Dinheiro: Get-AppxPackage *bingfinance* | Remove-AppxPackage

Filmes e TV: Get-AppxPackage *zunevideo* | Remove-AppxPackage

Esportes: Get-AppxPackage *bingsports* | Remove-AppxPackage


⇒ Com o Auxílio de Outro Aplicativo

Alguns aplicativos possuem a função de limpar o computador e facilitar a desinstalação de programas indesejados de forma mais prática e fácil. Esses apps também ajudam a eliminar arquivos desnecessários, remover históricos de navegação e cookies, liberando espaço no disco rígido e deixando a máquina mais rápida.


»» Aplicativos que Não Podem ser Removidos

Nem todos os aplicativos podem ser desinstalados, como é o caso do OneDrive, Contatar o Suporte e outros.

»» Não se Esqueça da Segurança

Os aplicativos nativos do Windows 10 estão aí com o objetivo de facilitar a vida do usuário. Eles foram projetados pelo próprio sistema operacional para garantir o melhor desempenho. Por isso, é comum que eles utilizem menos energia e espaço que um software de fora, além de estarem menos suscetíveis a ataques de vírus, por exemplo.

Uma dica para garantir a segurança na hora de utilizar a máquina é comprar um antivírus para se proteger de softwares malignos, além de manter senhas, dados e arquivos importantes seguros.

Possui outra dica para remover os aplicativos nativos do Windows? Deixe nos comentários!

3 thoughts on “3 Maneiras simples para desinstalar os Aplicativos padrão do Windows 10.”

  1. Boa tarde.
    Estou tendo problemas com os apps instalados por padrão no windows 10.
    Utilizando o comando no powershell como administrador:

    “Get-AppxPackage -AllUsers | where-object {$_.name –notlike “*store*”} | Remove-AppxPackage”

    Com o comando acima, eu consigo remover todos os apps para a conta de usuário que está autenticado no momento no PC.
    Porém, quando entro com outro usuário tanto pelo domínio quanto localmente os apps voltam.
    Preciso remover estes apps definitivamente e criar uma imagem personalizada para ser implantada em 180 máquinas.

  2. Isso NÃO funciona, até consegue desinstalar, mas é só reiniciar o Windows e essas PRAGAS voltam tudo de novo. Tem mais de 1 ano que procuro uma solução, e nenhuma delas funcionou, nem mesmo o CCleaner consegue apagar definitivamente esses LIXOS.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.