corrigir cartão SD danificado e recuperar dados - Como corrigir cartão SD danificado e recuperar dados?
Internet Tutoriais

Como corrigir cartão SD danificado e recuperar dados?

Posso corrigir o erro do cartão SD danificado sem formatá-lo?


Nesta manhã, quando eu tentei compartilhar algumas fotos no meu celular através do Facebook, recebi uma mensagem de erro no cartão SD – “o cartão SD está danificado. Tente reformatá-lo.”

Quando eu cliquei em, Android me lembei que “Formatar o cartão SD, todos os dados do cartão serão perdidos”. Eu não formatei o cartão, como existem muitos arquivos importantes, incluindo centenas de imagens, uma coleção de meus filmes favoritos e dezenas de documentos, decidir antes de tudo tentar recuperar o cartão sem perder meus dados.

Existe alguma solução de recuperação de cartão SD danificado confiável que eu posso usar para corrigir o erro de cartão SD sem formatação? Pesquisei e encontrei duas formas de recuperar o cartão SD danificado.

A pimeira opção é através de um processo simples do Windows, que no  meu caso não funcionou.

A segunda alternativa foi usar um software de recuperação de dados, com essa ação conseguir de volta todos os meus arquivos, mas não conseguir reaproveitar o cartão.


♦ Segue abaixo o passo a passo de como proceder nos dois casos:

Quando o seu cartão SD está danificado ou corrompido devido a certas razões, os seus dados irão geralmente tornar-se inacessíveis.

Se você tentar abri-lo no seu computador, o Windows irá lembrar que o cartão não está acessível porque o arquivo ou diretório está corrompido e ilegível.

Neste momento, você pode tentar duas soluções para recuperar um cartão SD danificado ou corrompido, usando chkdsk ou software de recuperação de dados de terceiros para corrigir o cartão e recuperar arquivos perdidos.

Antes de começar, uma coisa que você deve observar é que vai ser preciso parar de usar o cartão SD danificado até recuperar totalmente os seus arquivos, ou você vai sofrer a falha na recuperação de dados.


» Usa chkdsk para recuperar cartão SD corrompido sem perda de dados

Comando “chkdsk” é a sua primeira escolha para recuperação de cartão SD danificado. Não exigindo formatação, ele permite fixar um cartão SD corrompido sem perda de dados. Agora vamos ver como ele funciona. (Estou usando o Windows 7 para esta demonstração.)

1 – Conecte o seu cartão SD ao seu computador com um leitor de cartão.

2 – Vá para o menu Iniciar, digite “cmd” na barra de pesquisa, pressione Enter e então você pode ver algo chamado “cmd. exe” em uma lista de programas.

3 – Clique com o botão direito em “cmd. exe” e em seguida, você receberá a seguinte janela de comando que lhe permite corrigir o seu cartão SD corrompido sem formatação.

Corrigir o seu cartão SD corrompido sem formatação

4 – Digite “chkdsk /X /f letra de cartão SD:” ou “chkdsk letra de cartão SD: /f “, por exemplo,“chkdsk /X /f G:” ou “chkdsk h: /f”.

Terminando todas as etapas, o Windows irá verificar e corrigir o sistema de ficheiros do cartão SD. Ele normalmente leva vários minutos.

Depois disso, se aparacer a mensagem “Windows fez correções no sistema de arquivos” na janela de comando, então parabéns! Os seus arquivos foram recuperados.

Corrigir cartão SD Windows

O cartão SD danificado é corrigido com êxito e você pode acessar seus dados com facilidade. Se não, você deve tentar um software de recuperação de dados de terceiros para corrigir o cartão SD danificado e recuperar seus dados com uma recuperação de cartão SD danificado eficiente.


» Usa EaseUS Data Recovery Wizard para recuperar dados de cartão SD danificado

EaseUS software de recuperação de arquivos é um software de recuperação de dados profissional que pode ser usado para recuperar os dados apagados, formatados ou inacessíveis em vários casos de perda de dados.

Ele suporta recuperar dados de discos rígidos de computador, recuperar a unidade USB formatada e todos os meios de armazenamento como cartões SD, cartões CF, etc.

Com a sua poderosa capacidade de recuperação de dados e a interface amigável, é a melhor escolha para recuperar os seus dados a partir cartão SD danificado.

Depois de recuperar todos os seus dados, você pode formatar o cartão SD para corrigir o erro de cartão SD danificado.

Antes de comprar a versão completa para uma recuperação dos dados do cartão SD danificado, você pode primeiramente fazer o download da versão de teste para digitalizar o cartão e verificar quais arquivos o programa pode recuperar.

Para um tutorial passo-a-passo, consulte a recuperação dos dados do cartão de memória. Se você achar que pode obter um resultado satisfatório, simplesmente não pague pela versão PRO! Você não tem nada a perder.

Então, por favor tente sem hesitação, sempre que você enfrentar uma tarefa de recuperação de dados de cartão SD danificado.

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

5 thoughts on “Como corrigir cartão SD danificado e recuperar dados?”

  1. Luis,
    Pode me ajudar a formatar um cartão de memória?
    Ele funciona normal, mas não me permite apagar os arquivos quando está no celular, dar erro e no computador mostra como se tivesse deletado e quando coloco no celular, está tudo lá de novo.
    Tentei formatar pelo cmd, deu erro. tentei também pelo diskpart deu erro. baixei vários programas para formatar e dar erro.
    Será que tem jeito?

    1. Olá Isabel. Se você já tentou todos esses procedimentos e não deu certo, é bem provável que o seu Cartão SD esteja corrompido ou seja a parte metálica que armazena e transmite as informações para o dispositivo esteja com problema, ai nesse caso o processo de formatação dificilmente funcionará e geralmente a perda do cartão é irreversível.

      Obrigado e volte sempre.

  2. Olá, o cartão micro SD do meu celular deixou de funcionar. Nem sequer é detectado.
    Como poderei resolver a situação?
    A única situação anómala que eu insisti foi o mesmo dar sinal que estava cheio e eu continuar a gravar fotos e músicas nele.podera me ajudar? Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.