Computador lento e travando
Eletrônicos Produtividade

Computador lento e travando – Como solucionar esses problemas?

Computador lento e travando ao carregar o sistema operacional ou travamentos constantes durante as tarefas, como resolver?


Que atire a primeira pedra aquele que nunca perdeu a paciência diante de um computador lento e que trava o tempo todo! Difícil encontrar alguém, não é mesmo?

Com o passar do tempo é comum que um PC não apresente a mesma eficiência desempenhada nos primeiros meses ou anos de uso, mas isso não significa necessariamente que você deve desistir dele e partir para uma nova compra, pois há medidas simples que podem deixar sua máquina mais rápida, confira algumas delas a seguir:

1 – Remova arquivos e programas supérfluos

Arquivos e programas pesados – ou em excesso – podem sobrecarregar o disco rígido, causando assim lentidão em todo o sistema, por isso é sempre bom fazer uma faxina no PC, deletando arquivos que não são utilizados e desinstalando programas desnecessários.

Visite suas pastas e documentos para deletar os arquivos supérfluos; aproveite para remover também arquivos que se acumulam no HD e você não vê, como os arquivos temporários.

Para isso, busque por “limpeza de disco” no campo de pesquisa do menu inicial, clique no programa e quando a janela abrir selecione os arquivos que deseja deletar.

Formatar o computador

Para desinstalar um programa no Windows você precisa acessar o “Painel de Controle”, buscar a aba “Programas” e clicar em “Desinstalar programa”. Em seguida, a janela mostrará os programas instalados no computador e para deletá-los você só precisa clicar na opção “Desinstalar”.

Fique atento: antes de remover qualquer arquivo ou programa, certifique-se que ele realmente é descartável.

2 – Desfragmente o disco rígido (HD)

A medida que você realiza ações no computador, o sistema operacional vai adicionando e removendo dados ao disco rígido.

Durante esse processo, espaços vazios entre os arquivos acabam se formando e, depois de um tempo, o computador esbarra nesses “buracos” ao tentar processar bytes no HD, o que gera maior lentidão na conclusão de ações.

A solução então é desfragmentar o disco rígido. No Windows esse processo é bastante simples, já que o sistema conta com desfragmentador embutido: no campo de pesquisa do menu inicial busque por “Desfragmentador”, clique e quando uma nova janela abrir selecione a opção Desfragmentar disco – o padrão para o sistema operacional é a unidade “C:”.

Importante: a desfragmentação pode levar horas para ser concluída, por isso lembre-se de iniciar o procedimento em um horário que o computador não será utilizado.

3 – Programas estão sendo executados automaticamente

Programas podem ser configurados para rodar juntamente com a inicialização do computador e permanecem em operação enquanto ele estiver ligado.

Essa ferramenta pode ser útil em alguns casos, mas em outros pode servir apenas para deixar o PC mais lento.

Como redefinir as configurações de fábrica do Windows - computador lento e travando

Computador lento e travando – Como resolver?

Para definir quais programas devem ser inicializados com o computador, acesse o menu inicial, busque por “executar” e na nova janela digite “msconfig”, na janela “Configurações do Sistema” clique na aba “Inicialização de Programas” e marque apenas os programas que você deseja inicialização automática.

4 – Elimine vírus e malware

A presença de vírus ou malwares é uma das principais causas de lentidão em computadores. Para verificar a situação da sua máquina e eliminar possíveis ameaças, a solução mais eficiente é a instalação de um programa de proteção contra vírus.

Um dos antivírus da Bitdefender, que oferecem a melhor proteção sem prejudicar o desempenho do computador, e ainda contam com ferramentas que liberam espaço e otimizam o sistema.

Depois de instalar o programa antivírus, solicite que ele faça uma varredura em busca de vírus e delete os arquivos infectados. A partir disso, lembre-se de manter o software atualizado e ficar atento aos alertas emitidos por ele.


Essas foram as nossas dicas, você tem mais alguma sugestão para melhorar a velocidade de um PC? Compartilhe através dos comentários.

7 thoughts on “Computador lento e travando – Como solucionar esses problemas?

  1. LAURADIASDEAPRIZ disse:

    O QUE FAÇO NAO COMSIGO ASSESAR SAITS CAI PC LENTO?

  2. Muito bom, adorei as dicas. De todos os sites que procurei me informar esse foi o melhor.
    Obrigado, quebrou um galho grande pra mim kkkkk

    1. Olá Marcos.

      Que bom que o artigo te ajudou e foi útil pra você. Fico feliz.

      Obrigado e volte sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.