Cientista de dados profissão requisitada - Cientista de dados: conheça uma das profissões mais requisitadas no mercado.
Carreira Profissão TI

Cientista de dados: conheça uma das profissões mais requisitadas no mercado.

O mercado está demandando profissionais de uma área que tem crescido exponencialmente nos últimos anos: a de Ciência de Dados. Afinal, quem nunca ouviu falar por aí em Big Data ou Business Intelligence?

Os termos, que estão na moda, são aliados pelo profissional para resolver problemas dentro de uma organização.

Numa era em que empresas levantam um volume surreal de dados e o mercado fica cada vez mais saturado de serviços, a análise de dados se torna essencial para qualquer negócio que queira se manter ativo no mercado.

É aí que entra a demanda por cientistas ou engenheiros de dados: são eles que entregam as informações necessárias para que uma organização crie uma estratégia empresarial de sucesso.

Demanda profissional significa bons salários, e isso é o que todo mundo quer, certo? Para entrar no ramo da ciência de dados, é necessário ter um conhecimento prévio de linguagens de programação, de negócios e muita paciência para aprender e resolver casos complexos.

Se é exatamente isso o que você procura, veja os principais pontos de atuação de um cientista de dados e cursos para começar agora a mesmo a sua preparação na área.


1. O cientista de dados

O que faz um cientista de dados? A definição é simples, a prática é árdua: cientistas de dados são especialistas analíticos, que se baseiam em informações e habilidades técnicas para resolver problemas complexos.

A ideia é que sua base em conhecimentos de Estatística, Matemática e Machine Learning analisem os dados levantados para gerar insights; seja para construir uma estratégia para a empresa, seja para criar novos produtos.
O importante é que esse profissional gere insights e inteligência para o negócio.

» Cursos indicados:

Neste curso de Data Science,​ você aprende a utilizar estatística aplicada; análise de dados com R; gráficos com R e Python; a definição de Machine Learning, Big Data e Data Science; e análise de dados com Python.

Já neste curso de Formação de Ciência de Dados,​ você aprende Deep Learning, Neural Networks, Séries Temporais e Mineração de Texto; Regressão Linear e Logística; visualização de dados e dashboards; probabilidade, intervalos de confiança e testes de hipótese; e classificação, agrupamentos, associadores e seleção de atributos em Machine
Learning.

Cientista de dados, profissão do futuro.Cientista de Dados - Profissão requisitada no mercado.

2. Os bancos de dados

Os processos de análise de dados requerem que você tenha um conhecimento e interação com bancos de dados, onde todos os dados ficam armazenados.

Para isso, é importante saber executar a linguagem SQL (Structured Query Language) para consultas, criar banco de dados consistentes de ponto de infraestrutura e modelagem, e entender todo o ambiente transacional.

Bancos de dados podem ser de variados tipos e você precisa estar preparado para processar o que for relevante em um mar de informações.

» Curso indicado:

Este curso sobre Banco de Dados​ te ensina a diferença entre um Administrador de Dados e um DBA, a instalar o banco de dados MySQL, a escolher as funções nativas de qualquer banco de dados e a programar nele.


3. As ferramentas de dados

O Power BI é uma ferramenta do Windows que conecta serviços de aplicativos para que eles trabalhem juntos na coleta de dados, transformando-os em informações coerentes e proveitosas para tomadas de decisões assertivas.

É um programa robusto e é perfeito para empresas que queiram análises em tempo real para o desenvolvimento de relatórios completos. É uma ótima opção para quem quer melhorar a previsibilidade da empresa, pois ajuda a montar quadros de indicadores de desempenho que podem ser consultados a qualquer momento.

» Curso indicado:

No curso de Power BI​, você aprende conceitos fundamentais de BI; a fazer uso das funções DAX e do relacionamento de tabelas, para criar poderosos modelos de dados; a realizar processos completos e ETL diretamente na ferramenta, e muito mais.

Já deu para sentir um pouco do que é o dia a dia de um cientista de dados? Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a sua capacitação, acessando os cursos e dando um impulso gigantesco na sua carreira profissional – não se esqueça de que essa profissão está em demanda no mercado. Aproveite essa oportunidade!

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.