A cada dia, novos malwares são criados, e ficar totalmente livre de ataques é praticamente impossível. Por isso, prestar atenção aos “sintomas” que mostram que o seu computador pode estar infectado é um cuidado importante e que deve ser tomado até mesmo por aqueles que utilizam os mais variados artifícios para ficar livre dessas pragas.
Por isso, separamos 5 sinais de que o seu PC está com algum vírus ou malware. Confira quais são eles:
-
Lentidão no Sistema
Computador com lesma
Se você continua executando as mesmas tarefas, mas o computador mostrou uma lentidão repentina, fique atento! Isso pode ser um sinal de que há um programa malicioso comprometendo o funcionamento da máquina.
Outro sintoma de que a máquina está contaminada é notar a execução de programas em segundo plano que você não instalou – o que também é responsável por causar lentidão.
-
Pop-ups Aparecendo do Nada
Popups no computador
Essa é uma das formas mais óbvias e visíveis para identificar a presença de um malware na máquina. Janelas com propagandas, pedido de instalação de programas e até assuntos pornográficos são indícios de que há algo errado no computador.
É comum também que elas apareçam aos montes, fazendo com que o usuário perca a cabeça e clique no conteúdo de alguma delas, apenas piorando a situação. Por isso, tente manter a calma e fechar uma janela por vez quando elas aparecerem.
-
Redirecionamento de Sites
Site de busca redirecionado
Você digita um endereço eletrônico e é levado para outro lugar, muitas vezes uma página solicitando a instalação do Flash Player ou outro programa. Ou, faz uma busca no Google e o resultado da pesquisa aparece em outro site de buscas.
Esses redirecionamentos podem ser um malware que modifica a sua página inicial para uma que você não tenha configurado (e talvez nem conheça).
Caso o seu computador mostre algum desses sintomas, evite clicar no conteúdo das páginas redirecionadas e procure limpar o malware da máquina.
-
Firewall e Antivírus Desativado
Firewall do Windows
Para dificultar ainda mais a sua detecção, muitos malwares conseguem desativar por conta própria os sistemas de proteção do seu computador, como o Firewall do Windows ou o antivírus instalado na máquina.
Portanto, esteja sempre atento se os softwares que atuam na segurança do seu PC estão habilitados.
-
Falsos Programas de Segurança
Antivírus falso
Outra forma que os malwares atuam é tentando enganar o usuário ao se passar por um software de segurança, como um antivírus.
O programa “alerta” sobre uma suposta ameaça e oferece a solução com apenas um clique – é aí que você facilita ainda mais a vida do criminoso virtual.
Por isso, desconfie de ofertas boas demais e de programas que você não se lembra de ter instalado no computador.
» Como se Proteger das Ameaças?
Computador protegido por antivírus
Além de observar os sinais anteriores, um bom antivirus é essencial e ajuda muito a proteger o computador das ameaças de vírus e malwares.
Tomar alguns cuidados ao navegar na internet, como não clicar em links suspeitos também auxilia a ficar longe dessas pragas.
Conhece algum outro sinal de que um malware pode estar prejudicando o computador? Compartilhe nos comentários!
Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog.
Imagens: Kinkead Tech, My Computer Works, PC Threats Experts, The Windows Club, Security Gladiators, Kinguin.