Malware no computador - 5 Sinais de que o seu Computador está com Malware.
Antivirus Segurança

5 Sinais de que o seu Computador está com Malware.

A cada dia, novos malwares são criados, e ficar totalmente livre de ataques é praticamente impossível. Por isso, prestar atenção aos “sintomas” que mostram que o seu computador pode estar infectado é um cuidado importante e que deve ser tomado até mesmo por aqueles que utilizam os mais variados artifícios para ficar livre dessas pragas.

Por isso, separamos 5 sinais de que o seu PC está com algum vírus ou malware. Confira quais são eles:


  1. Lentidão no Sistema

Computador com lesmaComputador com lesma

Se você continua executando as mesmas tarefas, mas o computador mostrou uma lentidão repentina, fique atento! Isso pode ser um sinal de que há um programa malicioso comprometendo o funcionamento da máquina.

Outro sintoma de que a máquina está contaminada é notar a execução de programas em segundo plano que você não instalou – o que também é responsável por causar lentidão.


  1. Pop-ups Aparecendo do Nada

Popups no computadorPopups no computador

Essa é uma das formas mais óbvias e visíveis para identificar a presença de um malware na máquina. Janelas com propagandas, pedido de instalação de programas e até assuntos pornográficos são indícios de que há algo errado no computador.

É comum também que elas apareçam aos montes, fazendo com que o usuário perca a cabeça e clique no conteúdo de alguma delas, apenas piorando a situação. Por isso, tente manter a calma e fechar uma janela por vez quando elas aparecerem.


  1. Redirecionamento de Sites

Site de busca redirecionadoSite de busca redirecionado

Você digita um endereço eletrônico e é levado para outro lugar, muitas vezes uma página solicitando a instalação do Flash Player ou outro programa. Ou, faz uma busca no Google e o resultado da pesquisa aparece em outro site de buscas.

Esses redirecionamentos podem ser um malware que modifica a sua página inicial para uma que você não tenha configurado (e talvez nem conheça).

Caso o seu computador mostre algum desses sintomas, evite clicar no conteúdo das páginas redirecionadas e procure limpar o malware da máquina.


  1. Firewall e Antivírus Desativado

Firewall do WindowsFirewall do Windows

Para dificultar ainda mais a sua detecção, muitos malwares conseguem desativar por conta própria os sistemas de proteção do seu computador, como o Firewall do Windows ou o antivírus instalado na máquina.

Portanto, esteja sempre atento se os softwares que atuam na segurança do seu PC estão habilitados.


  1. Falsos Programas de Segurança

Antivírus falsoAntivírus falso

Outra forma que os malwares atuam é tentando enganar o usuário ao se passar por um software de segurança, como um antivírus.

O programa “alerta” sobre uma suposta ameaça e oferece a solução com apenas um clique – é aí que você facilita ainda mais a vida do criminoso virtual.

Por isso, desconfie de ofertas boas demais e de programas que você não se lembra de ter instalado no computador.


» Como se Proteger das Ameaças?

Computador protegido por antivírusComputador protegido por antivírus

Além de observar os sinais anteriores, um bom antivirus é essencial e ajuda muito a proteger o computador das ameaças de vírus e malwares.

Tomar alguns cuidados ao navegar na internet, como não clicar em links suspeitos também auxilia a ficar longe dessas pragas.

Conhece algum outro sinal de que um malware pode estar prejudicando o computador? Compartilhe nos comentários!

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog.

Imagens:  Kinkead Tech, My Computer Works, PC Threats Experts, The Windows Club, Security Gladiators, Kinguin.

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.