Como vender pelo Instagram - 5 dicas de Instagram para iniciantes em vendas nas mídias sociais.
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5 dicas de Instagram para iniciantes em vendas nas mídias sociais.

É provável que você já tenha perguntado por dicas de Instagram para iniciantes, considerando o crescimento da rede social nos últimos anos.

A dúvida é pertinente, já que são poucos os locais onde pode colocar links para sua loja virtual, por exemplo. Porém, o Instagram tem tornado cada vez mais fácil vender em sua plataforma.

Para te ajudar nessa tarefa, reunimos as 5 principais dicas de Instagram para iniciantes em vendas nas mídias sociais. Através desses macetes, você terá condições de dar o pontapé inicial para o planejamento e produção de conteúdo focado em ganhar mais seguidores e adquirir mais vendas nas mídias sociais!


1. Crie uma biografia matadora

Um erro comum que iniciantes no Instagram fazem é a de não completar a biografia de maneira adequada. Isso significa enviar uma foto de perfil. Se você é sua própria marca, certifique-se de incluir uma foto sua ou se está criando um perfil para sua empresa, use sua logo.

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Outro detalhe importante é criar uma descrição sucinta, mas que deixe claro aos usuários qual serviço que presta, como puderam ver no exemplo acima. Além disso, adicione um link para seu site e não esqueça de colocar um telefone para contato, email e localização – mesmo que seja uma loja virtual.

Preencher essas informações é essencial para facilitar que seja encontrado nas buscas do Instagram. Mas não pare nesses parágrafos e confira o artigo com um tutorial completo para que sua biografia no Instagram o ajude a ter sucesso!


2. Use seu conteúdo para ajudar seus seguidores, não apenas vender

Pode parecer contraprodutivo ler em um artigo com dicas de vendas para o Instagram que não deve postar conteúdo de vendas. Mas, acredite, criar conteúdo para ajudar seus seguidores trará mais resultados do que ficar tentando a vender seus produtos.

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Obviamente, isso não significa que não deve postar nenhum conteúdo com o objetivo de vendas, mas que as vendas não devem ser prioritárias.

Você pode usar regras de produtividade como a Lei de 80/20 junto às suas ideias de post, na qual 80% dos resultados vêm de 20% dos esforços. Ou seja, a cada 5 posts que faz para o Instagram, busque ajudar seus seguidores em 4 deles e tente vender em apenas um.

Tente também estudar e aprender sobre como usar as hashtags do Instagram. Elas são essenciais para que usuários encontrem seus posts e, consequentemente, seu perfil, aumentando suas chances de receber novos seguidores.


3. Interaja com seus seguidores

O principal motivo das redes sociais chegarem ao patamar que alcançaram foi porque proporcionaram a possibilidade de interagir com os conteúdos que leem ou assistem.

Antes da internet, o conteúdo era distribuído de maneira unilateral pela TV ou rádio. Dar feedback sobre os conteúdos nesses veículos custavam ao consumidor, seja pelo envio de cartas ou pagamento de ligações telefônicas.

Atualmente isso não existe mais e comentar sobre conteúdos é extremamente fácil. Além disso, seus seguidores esperam que você responda a seus comentários ou mensagens.

Por isso, é essencial que interaja com seus seguidores, respondendo às suas mensagens e comentários. Isso permitirá criar um sentimento de comunidade, essencial para aumentar suas vendas.

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4. Crie conteúdos e anúncios para as Stories do Instagram

Uma das principais vantagens do Instagram é a versatilidade de conteúdo que pode publicar. No feed, pode publicar fotos – únicas ou em carrossel – ou vídeos de até 60 segundos. Já o IGTV é o canal otimizado para vídeos mobile, permitindo publicar vídeo com até 10 minutos – ou 60 minutos caso tenha uma conta verificada.

Os dois formatos podem ser usados para conseguir seguidores e fechar mais vendas, mas o Stories não devem ser negligenciados. Permitindo que publique fotos em sequência ou vídeos curtos de 15 segundos, você também pode incluir GIFs, além de também poder marcar hashtags, fazer menções e marcar localização.

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O que diferencia o Stories do IGTV e dos próprios posts no feed é sua posição no aplicativos. Localizado em uma barra antes mesmo do feed, pode ver as Stories dos perfis e hashtags que segue. Isso significa que, antes mesmo de ver um post seu no feed, um usuário pode acabar se deparando com uma story.

Levando em consideração que anúncios nas Stories do Instagram permitem a inclusão de um link externo, poderá encaminhar seus seguidores para sua loja ou para um formulário para inclusão em listas de email marketing ou WhatsApp, por exemplo.

Se ainda não sabe bem como tirar proveito da funcionalidade, conheça algumas das melhores ferramentas para criar Instagram Stories sem dificuldades.


5. Conheça o Instagram Shopping!

Uma funcionalidade relativamente recente, o Instagram Shopping permite que perfis marquem produtos que desejam colocar à venda no Instagram.

Para isso, basta criar uma Fan Page no Facebook, converter seu perfil pessoal para o de negócios no Instagram e criar uma loja no Facebook. A partir daí, os itens disponíveis em sua loja no Facebook poderão ser marcados em seus posts no Instagram.

Porém, vale lembrar que é preciso ter uma loja virtual no qual os usuários que clicarem para comprar seus produtos no Instagram sejam encaminhados para finalizar sua compra.

Caso ainda não tenha uma loja virtual e queira vender no Instagram, pode usar o Bagy, uma plataforma de ecommerce especializada em criar lojas integradas com seu perfil na rede social, inclusive com um layout semelhante.

Quais táticas está usando para gerar mais vendas em seu Instagram?

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

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