Tutoriais Windows

Como corrigir problemas de som no Windows 10.

Sempre que os usuários atualizam para a versão mais recente do Windows 10, elas têm muito a apreciar. Infelizmente, grandes atualizações também podem trazer novos problemas, e alguns dos mais comuns são relacionados a áudio.

Esses problemas podem deixar as pessoas impossibilitadas de reproduzir vídeos, usar determinados aplicativos ou ouvir qualquer coisa nos alto-falantes.

Isso pode ser bem inconveniente, especialmente quando você aprende sobre os novos recursos do sistema operacional, então vamos ensinar algumas soluções de problemas de áudio no Windows.


≡ Aqui estão as melhores dicas para você pode tentar corrigir problemas de áudio do Windows 10.


♦ Verifique o seu dispositivo de saída

Se você não tem nenhum som, pode ser algo tão simples quanto o Windows tentando reproduzir som em um dispositivo antigo, como alguns fones de ouvido que você esqueceu que estão conectados ou um alto-falante Bluetooth que não está ligado agora.

Para garantir que o Windows esteja tentando enviar o som para o dispositivo correto, você precisa verificar sua saída.


♦ Atualize os drivers da sua placa de som

Uma das fontes mais comuns de problemas de som é a falta de comunicação entre o Windows 10 e sua placa de som ou chip de escolha.

Isso geralmente faz com que o seu som não funcione. Felizmente, existem maneiras de tornar o Windows 10 e seu hardware de som compatíveis. Tudo o que você precisa fazer é encontrar as atualizações certas para o trabalho.

Passo 1: Abra o menu Iniciar e pesquise por “Gerenciador de dispositivos”. Clique no resultado correspondente.

Etapa 2: Dentro do Gerenciador de dispositivos, você verá uma lista de opções de ícones. Escolha controladores de som, vídeo e jogos. Se você tiver uma placa de som, ela aparecerá lá.

Etapa 3: Abra a placa de som clicando duas vezes nela e, em seguida, vá para a  guia Driver e procure a opção Atualizar driver. Isso iniciará uma pesquisa automática do Windows para localizar atualizações de driver e baixá-las.

Etapa 4: Após a conclusão da atualização, reinicie e veja se o seu áudio agora funciona.


» Aqui estão alguns pontos adicionais a serem considerados.

O Windows nem sempre encontrará os drivers de áudio corretos por conta própria. Se a pesquisa não funcionar, considere visitar o site do fabricante da placa de som e procurar a placa de som para encontrar um método manual para baixar as atualizações aplicáveis.

Seu driver pode precisar apenas de um “ajuste” nos bytes. Se a atualização não funcionar, abra o Gerenciador de dispositivos, localize a placa de som novamente e clique com o botão direito do mouse no ícone.

Selecione Desinstalar. Isso removerá seu driver, mas não entre em pânico. Reinicie o computador e o Windows tentará reinstalar o driver. Permita que isso aconteça e você poderá descobrir que seu som está ativado.


Se o trabalho no software da placa de som não tiver efeito, você deve tentar alternar para o driver de áudio genérico que o Windows 10 oferece. Isso geralmente evita problemas de compatibilidade e restaura os recursos de som para as atividades do Windows.

Etapa 1: Abra o Gerenciador de dispositivos novamente e localize o driver de áudio como se você estivesse atualizando-o.

Etapa 2: Clique com o botão direito do mouse no driver e escolha Atualizar driver.

Passo 3: Desta vez, em vez de deixar o Windows pesquisá-lo automaticamente, selecione Procurar meu computador para software de driver.

Passo 4: Em seguida, selecione Deixe-me escolher em uma lista de drivers de dispositivo no meu computador. Isso trará uma lista que incluirá o Dispositivo de Áudio de Alta Definição. Este é o driver genérico do Windows 10. Selecione e instale, para ver se isso restaura seu som.


A assistente de voz integrada do Windows 10, Cortana, pode receber todos os tipos de comandos apenas por voz. No entanto, isso não é bom se o seu áudio não estiver funcionando corretamente.

Se a Cortana não estiver respondendo da maneira que você esperava, você pode ter um problema com o microfone – ou a falta dele.

Primeiro, certifique-se de que seu computador tenha um microfone para que a Cortana possa ouvi-lo. Um microfone é um recurso padrão que já vem embutido em muitos dos laptops e desktops atuais. Sem um microfone integrado, você precisará usar o conector do microfone e um dispositivo externo.

Se você tiver um microfone, vamos verificar se as configurações da Cortana estão corretas.

Passo 1: Abra Cortana clicando na barra de pesquisa do Windows e, em seguida, selecione o ícone de configuração no canto inferior esquerdo.

Etapa 2:  Isso fornecerá várias opções de alternância para controlar o que o assistente de voz pode fazer. Certifique-se de que a opção da Cortana para ouvir os comandos “Hey Cortana” esteja ativada. Se ela não estiver ouvindo, seus comandos de voz não funcionarão.

como corrigir problemas de som no windows 10

Se você tem um microfone e as configurações da Cortana estão corretas, mas o assistente inteligente ainda não consegue ouvi-lo, vale a pena verificar novamente as configurações do seu dispositivo de gravação.

Etapa 1: para fazer isso, clique na seta para cima no canto inferior direito da tela, ao lado do relógio e da data.

Passo 2: Clique com o botão direito no ícone de áudio (parece um alto-falante com ondas sonoras) e selecione Abrir configurações de som.

Etapa 3: Na seção Entrada da página de configurações, verifique se o microfone escolhido está selecionado.

como corrigir problemas de som no windows 10 

Passo 4: Verifique as configurações de volume também, clicando em propriedades do dispositivo. Eles devem ser definidos para pelo menos 50. Recomendo que movimente a barra de volume para ajustes de acordo com as suas necessidades.


♦ Continue verificando suas atualizações

Como acontece com todos os sistemas operacionais modernos, o Windows 10 está constantemente sendo atualizado com novas correções e melhorias.

Observamos que isso ocorre nas versões iniciais da versão de pré-visualização técnica do Windows 10, em que problemas estáticos e outros problemas afetariam os drivers de som, as portas HDMI e outros recursos de áudio.

As pessoas ainda tiveram problemas ao tentar rodar Spotify ou outros aplicativos de música. Uma atualização foi lançada posteriormente, corrigindo esses problemas, mas até então não havia nenhuma correção disponível.

Mesmo que a solução seja frequentemente uma atualização de driver, isso nem sempre acontece imediatamente. Pode levar um pouco de tempo para a atualização certa para o seu driver aparecer, e é por isso que é importante esperar.

Algumas atualizações de drivers são incluídas em atualizações gerais do Windows 10 e algumas estão disponíveis independentemente de criadores, como o Realtek.

Em intervalos, visite o fabricante da sua placa de som e o ícone de atualização do Windows e verifique as atualizações mais recentes se o problema de som ainda não tiver sido resolvido. Se você observar uma nova atualização, esta poderá ser a solução para seus problemas.

Caso contrário, considere a compra de um novo computador com drivers compatíveis – especialmente se a sua máquina atual estiver rapidamente se tornando desatualizada.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.